Por Sebrae
Publicada em 05/10/2020 às 11h46
Comemorado no dia 5 de outubro, o Dia da Micro e Pequena Empresa celebra a importância dos negócios de pequeno porte para a economia nacional. A data é comemorada desde 1999, ano em que o Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte passou a vigorar, e valoriza as principais geradoras de emprego e renda do país.
No Brasil, existem mais de dezoito milhões de micro e pequenas empresas formais, entre Microempreendedores Individuais (MEI), Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o segmento é responsável por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) além de representarem 99% dos empreendimentos no país e gerarem 55% das vagas formais no mercado de trabalho.
Com o advento da pandemia causada pela pandemia do Coronavírus, o empreendedorismo por necessidade teve uma grande salto nos últimos meses em detri9mento ao empreendedorismo por oportunidade. Com a perda de postos de trabalho, as pessoas se viram diante de uma necessidade urgente: como gerar renda para o sustento de suas famílias. Para isso, modelos de negócios surgiram e, consequentemente o número de empresas, ainda que existam muitos informais.
A Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, com apoio do Sebrae, realiza na próxima segunda-feira (5), às 10h, um evento online em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. O encontro vai contar com as participações do Senador Jorginho Mello, presidente da Frente; do presidente do Sebrae, Carlos Melles; e do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa. Entre outros temas, eles irão tratar de questões como o Pronampe, o impacto da reforma tributária nos pequenos negócios e a importância da micro e pequena empresa para a retomada da economia do país, frente à crise provocada pela pandemia do Coronavírus.
À tarde, o Sebrae promove, também como parte dessa celebração, o Webinar sobre “Horizonte pós-pandemia para os pequenos negócios”. A programação do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa termina com dois eventos, que marcam também o Mês da Inovação: debates sobre “Marco Legal da Inovação” e “Desvendando Ecossistemas de Inovação”.
Serviço:
Evento da Frente Parlamentar e Sebrae – 10h
Webinar sobre “Horizonte pós-pandemia para os pequenos negócios” – 17h
Debate “Marco Legal da Inovação” - 17h
Debate “Desvendando Ecossistemas de Inovação” - 18h
Em Rondônia, as MPE representam boa parte do tecido empresarial instalado no estado. São mais de 68 mil empresas atuando nos mais variados segmentos. Não é exagero mencionar que grande parte delas já se relacionaram ao menos um vez com o Sebrae em Rondônia. Sejam em busca de capacitação de seus colaboradores, orientações diversas ou intervenções como consultorias, tudo com objetivo de ampliar sua competitividade e mitigar riscos. Sobretudo neste momento de pandemia, o Sebrae tem sido o grande parceiro dos empreendedores já estabelecidos como também dos que iniciaram suas histórias como empresas formalizadas.