Por Revista Galileu
Publicada em 20/10/2020 às 14h51
O Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito anunciou na segunda-feira (19) ter descoberto 80 tumbas do Antigo Egito em Saqqara, ao sul da atual cidade do Cairo. Conforme explicam os arqueólogos, a coleção de sarcófagos coloridos e lacrados foram enterrados há mais de 2,5 mil anos na necrópole da cidade.
O primeiro ministro egípcio, Mustafa Madbouly, e o ministro do turismo e antiguidades, Khaled El Enany, acompanharam Mustafa Waziry, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, em uma visita ao sítio arqueológico. "Essa nova descoberta é do trabalho de escavação da missão arqueológica egípcia [na região]", compartilharam as autoridades do Egito em postagem no Facebook.
Além dos sarcógafos, foram encontradas estátuas de madeira coloridas e douradas no sítio arqueológico. Segundo os historiadores, Saqqara faz parte da necrópole da antiga capital do Egito, Mênfis, que inclui as famosas Pirâmides de Gizé, bem como pirâmides menores em Abu Sir, Dahshur e Abu Ruwaysh.
"A missão arqueológica egípcia anunciou durante os últimos anos uma série de descobertas importantes no sítio arqueológico de Saqqara", escreveram na postagem. "Os detalhes desse achado serão anunciados durante as próximas semanas em conferência de imprensa (...), após a conclusão da documentação arqueológica e fotográfica."