Por Rogério Perucci/Folha do Sul
Publicada em 02/10/2020 às 11h00
Dez novos casos de contágios pelo novo coronavírus foram registrados em Vilhena nesta quinta-feira, 01 de outubro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Com os novos casos confirmados de covid-19, Vilhena atingiu hoje os 3.717 casos desde o início da crise sanitária.
Nos últimos sete dias foram registrados 149 casos, consolidando uma média móvel de 21,28 casos diários. Uma queda de 1,98% em relação a média móvel de sete dias atrás.
Sem registros de mortes nos últimos cinco dias, o maior município da região sul rondoniense contabiliza 67 mortes, nove delas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram de pacientes de outras localidades que receberam tratamento da doença na Central de Atendimento à Covid-19 de Vilhena. De acordo com o boletim divulgado hoje, há no município 325 casos ativos.
Vinte e um novos pacientes se recuperaram da doença no último recorte temporal, elevando para 3.327 o número de pacientes recuperados da covid-19. Número que consolida uma taxa de cura de 89,51%.
NOVOS LEITOS DE UTI
Vilhena expandiu hoje sua capacidade para 20 leitos de UTI em isolamento exclusivos para covid-19, através de parceria com o Governo do Estado, que banca os 10 leitos adicionais instalados nesta semana. O acordo foi selado através de conversas da Prefeitura de Vilhena com o Governo para que a cidade seja capaz de atender a demanda dos municípios do Cone Sul, que a partir de agora terão em Vilhena também sua referência de tratamento em UTI para pacientes graves do novo coronavírus.
A negociação aconteceu no fim de agosto e estipulou prazo de adequação para o município se equipar, testar e colocar os novos leitos em funcionamento. Dessa forma, mais pacientes poderão ser internados e tratados ao mesmo tempo na cidade, sem precisar se deslocar até Cacoal, que fica a cerca de 230 quilômetros de Vilhena.
NÚMEROS DO BRASIL
Dez mortes em decorrência da covid-19 foram registradas em Rondônia nesta quinta-feira, segundo o boletim da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo esse boletim, foram cinco óbitos em Porto Velho, três em Ariquemes e dois em Ji-Paraná. Desde o início da pandemia o Estado já contabilizou 1.367 mortes.
No intervalo de 24 horas foram confirmados 350 novos casos de contágio pelo novo coronavírus. A soma, desde o início da crise até hoje, é de 66.261 casos confirmados. Há hoje Estado 6.667 casos ativos.
A Secretaria de Estado da Saúde informou também que 58.227 pacientes estão recuperados da doença. Em suma, é de 87,88% a taxa de cura no Estado.
NÚMEROS DO BRASIL
Com 728 mortes registradas nas últimas 24 horas, o Brasil atingiu hoje número de 144.680 mortes pela covid-19, segundo o Ministério da Saúde. O número de novos casos confirmados no mesmo período foi de 36.157, segundo dados do Ministério da Saúde. O Brasil registra desde o início da pandemia 4.847.092 casos confirmados da covid-19.
O Ministério da Saúde também divulgou o número dos pacientes que já estão curados da doença. Esse número é de 4.212.772 pessoas.
Fonte: Semus -Vilhena / Sesau-RO / Ministério da Saúde