Por G1
Publicada em 31/10/2020 às 08h50
O governo de Taiwan anunciou nesta sexta-feira (30) que o país registrou, nas últimas 24 horas, apenas um novo caso de Covid-19, importado do exterior. Com isso, já são 200 dias sem que nenhuma transmissão local tenha acontecido neste território semi-autônomo da China.
O paciente de número 554 é um homem de origem filipina, que desembarcou no em Taiwan em 15 de outubro e cumpre com uma quarentena obrigatória. Segundo as autoridades de saúde da região, ele segue em isolamento e não apresentava sintomas ao chegar no país.
Desde o início da pandemia, apenas sete pessoas morreram em Taiwan por complicações do coronavírus. A ilha é apontada como um exemplo de sucesso no combate ao coronavírus por sua rápida resposta à pandemia, com rastreio de viajantes e alto número de testes.
"Dos 554 casos confirmados, 462 são importados", disse o governo de Taiwan em um comunicado. O último caso de transmissão local no país foi registrado em 12 de abril, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) taiwanês.
O primeiro de caso Covid-19 no território foi ainda em janeiro, e aparece no primeiro relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na época, a China era considerada o epicentro da doença e a declaração de pandemia seria dada apenas três meses depois.