Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 30/10/2020 às 14h43
Debates – A não realização de debates entre os candidatos a prefeitos nas televisões abertas prejudica diretamente os candidatos com menor poder aquisitivo. A oportunidade de debater as propostas de governo e de contato direto com o eleitor, através da TV, apesar de a necessidade em razão do coronavírus, pandemia que desde março último preocupa o mundo, os debates estão fazendo falta. Sem debate, falta de criatividade e recursos financeiros para produzir programas com qualidade, os candidatos “mais pobres” estão no prejuízo e sem condições de disputar as eleições em igualdade de condições. Ruim para a democracia.
Eleições – Não sabemos de quem é a frase, mas é da maior importância devido ao momento crítico de convivência compulsória com o coronavírus. “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde, por viver ansiosamente. No futuro, esquecem do presente de tal forma, que acabam por não viver nem o presente e nem o futuro, vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido”. A chegada avassaladora do coronavírus, que se tornou uma pandemia e hoje, já pode ser considerada uma endemia, porque não é somente numa região, mas o mundo tem que conviver com o vírus, até a chegada de uma vacina, prevista para o início do próximo ano. Dinheiro, fortuna são bons, mas a saúde deve ser sempre priorizada
Eleições – Este ano teremos eleições municiais (prefeito, vice e vereador) no próximo dia 15. Reflita, vote consciente e sabedor que o político, tem que priorizar sempre, o que for melhor para a maioria, pois vivemos num regime democrático. Com a maioria bem não teremos minoria miserável. Pobre, sim, mas com direito a morar dignamente, se alimentar e ter uma vida digna. Se não é possível ser patrão, que seja um empregado com as mínimas condições de vida, um profissional liberal, pois não há como todos serem patrões. O fim da vida não tem como ser evitado. É uma questão de mais ou menos, mas jamais, tudo ou nada. Vote com o cérebro e não com o estômago...
Exemplo – A vereadora de Vilhena, Leninha do Povo (PSC), candidata à reeleição foi a mais bem votada no município nas eleições de 2016. Leninha, que é servidora pública foi eleita com 1.851 votos. Passados quase 4 anos, ela busca a reeleição e tem ampla folha de serviços prestados à comunidade. Além de ser uma vereadora atuante e sempre com ações voltadas para as causas sociais Leninha não utiliza celular e nem recebe diárias para viagens, quando necessárias, a serviço do legislativo municipal. As atitudes de Leninha são bem diferentes da maioria dos colegas dos parlamentos municipais, que fazem das diárias um meio para “engordar” os salários. A atitude da vereadora Leninha é uma exceção, infelizmente, mas deveria ser regra.
Bancos – Os estabelecimentos bancários de Porto Velho, principalmente as agências bancárias do Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú deveriam apresentar soluções para os problemas causados com o coronavírus. Hoje (30) choveu pela manhã em Porto Velho, pois estamos em período de inverno amazônico, quando chove praticamente quase todos os dias. Em razão da pandemia são formadas filas nas calçadas das agências, para se evitar aglomerações internas e não há proteção para as pessoas, que são obrigadas a se exporem a chuva ou ao sol escaldante da capital. O protocolo para se evitar o coronavírus deve ser praticado de forma rigorosa, mas é necessário, que as pessoas que dependam dos serviços bancários presenciais, principalmente idosos sejam priorizados.
Respigo
A campanha eleitoral está ganhando mais espaços nas ruas e avenidas de Porto Velho. Nos principais cruzamentos é possível notar “formiguinhas” e candidatos a prefeito e vereador distribuindo “santinhos”, sorrisos e pedindo votos +++ Mas vários candidatos a vereador estão utilizando as redes sociais, da maior importância no processo eleitoral, de forma errada. Falam como se fossem candidatos a prefeito apresentando soluções para todos os problemas, e condições de resolvê-las +++ Vereador tem entre suas atribuições legislar, ou seja, criar lei, apresentar projetos de leis, proposições, fiscalizar o Poder Executivo. Realizar obras é função do prefeito e não do legislador +++ Muita gente respirou aliviada na manhã de hoje em Rondônia, pois não ocorreu nenhuma ação da Polícia Federal (PF) no Estado como chegou a se comentar nos bastidores. Mas ontem (29) a PF agiu no Acre desenvolvendo a Operação Dirty Safe, inclusive com o afastamento do presidente da Assembleia Legislativa, Nicolau Júnior (Progressista) das suas funções +++ A operação apura lavagem de dinheiro, peculato, corrupção passiva e ativa no parlamento. Foram cumpridos 22 mandatos judiciais nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e em Manaus (AM).