Por Assessoria
Publicada em 23/10/2020 às 10h27
Contribuir para a segurança dos portovelhenses está entre os eixos do Plano de Governo do candidato à prefeitura de Porto Velho pelo Cidadania, Vinícius Miguel. Embora as políticas de segurança sejam de responsabilidade do Estado, o município pode contribuir com ações efetivas que promovam mais segurança à população.
“A criminalidade assusta o cidadão de bem. Minha proposta é que o Executivo Municipal adote medidas que ajudem a combater essa realidade. Identificamos experiências que deram certo em outros municípios brasileiros e que podemos adaptar para a nossa realidade, aqui em Porto Velho”, disse Vinícius Miguel.
Entre os crimes que chamam a atenção está o estupro. Segundo a 13º edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Porto Velho está entre as capitais com maior índice nesta prática de crime, com 79,5/100mil habitantes, três vezes mais que a média das capitais brasileiras. Para combater essa alta taxa, o candidato pretende realizar o Programa de Conscientização, Prevenção e Combate ao Estupro.
Outra iniciativa presente no Plano de Governo é a implantação do Projeto de Política Municipal de Videomonitoramento. “Realizaremos um estudo completo para traçar o diagnóstico dos pontos onde a utilização desta tecnologia será mais eficaz. Com esse serviço, esperamos contribuir com a ação policial na elucidação e, principalmente, na prevenção de crimes”, ressaltou o candidato.
Vinícius Miguel também destaca a importância da iluminação pública, principalmente em pontos estratégicos de circulação de pessoas, com atenção especial em áreas mais afastadas do centro.
Ele afirma que ninguém se sente protegido ao andar em uma via escura e que o Plano Estratégico de Iluminação vem justamente para oferecer mais segurança à população. “Uma das alternativas é utilizar a iluminação inteligente, utilizando, de preferência, luzes com tecnologia LED”.
Mas Vinícius Miguel vai além, a criação da Guarda Municipal também é um ponto importante defendido por ele. O projeto deve ser estudado para analisar a viabilidade da criação.