Por Folha do Sul
Publicada em 27/11/2020 às 10h37
Dois empreendedores montaram uma horta hidropônica em Cerejeiras e já estão comercializando hortaliças no município. O empreendimento fica em 22 terrenos situadas na rua Evandro José longo, 1369, no limite entre a área urbana e o setor chacareiro.
O cerejeirense Jefferson Ferreira da Silva, que passou um tempo em Ouro Preto do Oeste e decidiu retornar para Cerejeiras, conta como teve a ideia de chamar um sócio para montar o empreendimento. “Fiz uma pesquisa e descobri que havia demanda para verduras de hidroponia aqui no município. A horta hidropônica mais próxima ficava a 130 quilômetros, em Vilhena. Foi então que decidimos investir na ideia”, disse Jefferson, que recebeu a reportagem do FOLHA DO SUL ONLINE na manhã de terça-feira, 24.
A horta conta com dezenas canteiros com milhares de pés de hortaliças hidropônicas, como alface, couve e almeirão. A produção é vendida para os supermercados do município. Por enquanto, os empreendedores ainda não fazem vendas na feira livre, pois não sobram verduras. Também se vende hortaliças no local de cultivo, onde os consumidores vão buscar.
Jefferson Ferreira iniciou o empreendimento no início de fevereiro deste ano, junto com o sócio Donizete Neves, que também é de Cerejeiras.
Segundo explicou Jefferson, o modelo de hidroponia não utiliza terra. “As plantas recebem o nutriente pela água. Há uma economia de água muito maior que a horta tradicional, pois a irrigação é cíclica. A parte higiênica também é muito melhor, pois não vai terra e o canteiro é alto do chão”, explica o empreendedor.