Por Assessoria
Publicada em 10/11/2020 às 09h14
A cidade de Ji-Paraná, segunda maior e mais importante de Rondônia, está localizada na região central do estado, no eixo da BR-364 e, por essa posição estratégica, seu sistema de saúde acaba absorvendo a demanda de mais 17 municípios do entorno, o que corresponde a uma população de, aproximadamente, 600 mil pessoas.
O Hospital Municipal não tem estrutura física e recursos humanos suficientes para essa demanda e está sobrecarregado. É antiga a promessa de construção do Hospital Regional, que nunca saiu do papel. Em seu Plano de Governo para a prefeitura de Ji-Paraná, Jhony Paixão propõe a regionalização do HM. “Isso será possível através da cooperação entre o Estado e dos demais municípios, contribuindo com recursos financeiro e humanos para melhoria de atendimento de nossas pessoas e implantação de atendimentos de alta complexidade”, afirma o candidato.
Ainda segundo ele, o plano prevê equipar o hospital com estrutura adequada para maximizar os serviços de ultrassonografias, radiografias, endoscopias, tomografias, ressonâncias e cirurgias eletivas em geral e assim reduzir o tempo de espera e também reduzindo a necessidade da locomoção de pacientes para tratamento em Porto Velho, por exemplo.
O Plano de Governo de Jhony também prevê a implantação de UTI neonatal, bem como de exames específicos para neonatos. “Os recém-nascidos que atualmente necessitam de cuidados intensivos precisam ser removidos a outras cidades, como a capital, que fica distante quase 400 quilômetros, e nem sempre há tempo ou condições para esse tipo de remoção”, explica Jhony.