Por J. Nogueira/DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Publicada em 13/11/2020 às 13h11
Os mais de 20 mil consumidores cadastrados na Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia (Caerd), em Ji-Paraná, mais uma vez, estão sofrendo com a interrupção no fornecimento de água. Desta vez, segundo a Agência de Regulação de Serviços Públicos (Agerji), a causa teria sido ‘problemas técnicos’ em uma das bombas de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA). No primeiro distrito, o abastecimento voltou na noite de quarta-feira, enquanto que no segundo, o retorno tinha previsão para as primeiras horas do período da noite de ontem.
O problema surgiu durante a terça-feira (10), e horas depois a Agerji foi comunicada sobre a interrupção. Sem saber o que havia acontecido, o fato só chegou ao conhecimento da imprensa através de reclamações feitas por consumidores, revoltados por mais uma repetição na suspensão do fornecimento de água, principalmente, nos bairros da região do segundo distrito, os mais castigados. “Não consigo entender o porquê de tanto defeito em equipamentos da Caerd em nossa cidade. Não vejo explicação”, disse por telefone Maria das Graças do bairro de Nova Brasília.
Agerji
Em nota publicada em redes sociais, a Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agerji), informou que o fato se deu início durante a madrugada de terça-feira, em decorrência de problema técnico em uma das bombas de dosagem de produto químico na ETA, resultado na suspensão do abastecimento nos dois distritos da cidade. Ontem, o presidente da Agerji garantiu que o abastecimento voltou a ser normalizado no segundo distrito, de forma paliativa.
Quanto ao I distrito, o presidente da agência informou que uma equipe da Caerd, ontem, continuava trabalhando sob a supervisão da Agerji. “Acredito que até às primeiras horas da manhã desta sexta-feira, a água já possa chegar nas residências dos consumidores. Estamos acompanhando pessoalmente o trabalho”, disse otimista Clederson Viana.