Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 28/11/2020 às 08h37
Durante este ano boa parte das atividades esportivas de todo o mundo foram paralisadas devido à pandemia da covid-19. Em Vilhena não foi diferente. Desde o primeiro decreto aprovado pela Prefeitura de Vilhena, seguindo as orientações do Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, todas as atividades esportivas que eram organizadas pela Secretaria de Esportes foram suspensas.
Silmar de Freitas, secretário municipal de Esportes, reconhece que foi um ano difícil e que quase tudo o que havia sido planejado foi adiado. “Tínhamos nos programado para um ano repleto de atividades. Nosso calendário antes da pandemia estava cheio e tivemos que ir adiando competição por competição, até que tudo foi definitivamente cancelado”, destaca Silmar.
Com as implicações da pandemia estabelecidas, a Secretaria Municipal de Esportes (Semes) não parou. Os servidores trabalharam na manutenção dos locais mantidos pela pasta, na organização interna, em pequenas reformas nos ginásios municipais, em melhorias no estádio, compra de extintores, reformas das arquibancadas e a construção de uma sala para a Polícia Militar. Inclusive, o laudo de segurança que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) exige todo ano foi deixado regular durante a pandemia.
Além disso, para ajudar na prevenção contra o novo coronavírus no município, seis servidores do quadro de funcionários da Semes participaram de diversas atividades da Secretaria Municipal de Saúde, ajudando em barreiras sanitárias e outras ações de controle da pandemia, assim como servidores de muitas outras secretarias.
Sobre o calendário esportivo, a Secretaria garante que as atividades que aconteceriam neste ano agora estão programadas para ocorrer em 2021 de acordo com a evolução do quadro de controle da pandemia. Silmar destaca que, caso o município passe para o estágio mais seguro do decreto estadual, a fase 4, boa parte das atividades podem acontecer. “Caso tudo esteja se encaminhando para uma melhora, nossas competições começarão daqui três meses, em fevereiro de 2020. Agora tudo depende da melhora do cenário vilhenense e estadual. Por outro lado, se for necessário, iremos adiar novamente as atividades”, conclui o secretário.
Atualmente, somente são realizados no estádio municipal treinos de times de futebol profissional, seguindo o protocolo estabelecido pela CBF e com autorização dos órgãos de Saúde.