Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 12/11/2020 às 15h45
Pesquisa – A tão aguardada pesquisa do Ibope/TV Rondônia com os números atualizados sobre as eleições a prefeito de Porto Velho foi publicada na tarde de ontem (11). O prefeito Hildon Chaves (PSDB) subiu dois pontos (30% para 32%) em relação à anterior, o que não é surpresa. A queda de Vinícius Miguel (Cidadania) de 16% para 13% está dentro da margem de erro de 4%, mas a ascensão da vereadora Cristiane Lopes (PP) de 10% para 12%, também dentro da margem de erro, surpreendeu. Como o segundo turno é inevitável e, uma eleição totalmente diferenciada, concorrer com Vinícius Miguel, que somou mais de 70 mil votos em 2018, quando enfrentou pela primeira vez um processo político-eleitoral disputando o governo do Estado, talvez seja um caminho mais curto para a reeleição.
Pesquisa II – A coluna de ontem abordou a possibilidade de uma zebra no resultado do primeiro turno das eleições em Porto Velho, como já ocorreu em anteriores. Com a publicação da pesquisa Ibope/TV Rondônia desta semana, ela não estaria descartada, para o próximo domingo, apesar de que, Cristiane não pode ser considerada uma zebra. Em 2016 se elegeu vereadora com votação maior, que o colega (Luan da TV-PP). Ela entrou na disputa para garantir ajuda no cociente eleitoral do partido e somou 2.887 votos e Luan 2.796. Em 2018 concorreu a deputada federal também para somar votos para a presidente regional do partido, Jaqueline Cassol, que se elegeu ao cargo federal. Cristiane somou 20.350 votos e ficou na suplência fazendo uma campanha pé no chão, pois na época não havia o coronavírus e mais uma vez surpreendeu pelo número de votos. É a pedra no sapato de Hildon e Vinícius Miguel.
Futuro – As eleições do próximo domingo (15), quando serão eleitos os novos prefeitos, vices e vereadores é o assunto prioritário no país nos últimos dias. Em Porto /velho não é diferente. Para Hildon é bem melhor que ele vá para o segundo turno com Vinícius. É que na pesquisa ele venceria Vinícius, mas como Cristiane vem crescendo e está dentro da margem de erro (4%) poderá se tornar uma adversária com maior poderio de disputa. Como sempre ocorre nas eleições na capital, nomes despontam para bater de frente com os favoritos e, segundo a consulta popular, a barreira que Hildon tem pela frente para conseguir mais um mandato de prefeito de Porto Velho são Vinícius Miguel e Cristiane Lopes. Por enquanto o grupo de Hildon deve torcer para que Vinícius Miguel se recupere – ou se mantenha no segundo lugar– até o dia das eleições, pois ele perdeu dois pontos e ela subiu dois pontos em relação à pesquisa anterior.
Pesquisa III – É importante destacar que pesquisa eleitoral é uma sondagem científica onde um percentual mínimo de entrevistados pode assegurar a eficiência do resultado de uma eleição, por exemplo. Mas não podemos ignorar, que somente com a abertura das urnas teremos a realidade em cada município, no caso das eleições municipais do próximo domingo (15) em todo o Brasil. Sempre alertamos sobre a importância, desde as eleições de 2016 da influência das redes sociais e dos sites de notícias, segmentos que cresceram em 2018. Publicações de pesquisas “Fanta”, como ocorriam em larga escala em eleições anteriores a de 2014 são coisas do passado. A pesquisa é importante, sim, mas para que o candidato tenha uma visão real da situação e elaborar o seu plano de trabalho. Tentar convencer –ou ludibriar– o eleitor, que a pesquisa traz o resultado real das eleições é alternativa totalmente fora do contexto político atual.
Preservação – Com entrevistas e depoimentos de autoridades e empresários ruralistas, o programa “Campo e Lavoura” que vai ao ar no sábado (14) das 7h às 8h pela Rede TV! Rondônia e publicação da coluna semanal postada no portal RONDONIA DINÂMICA mostrará a diplomacia que os produtores rurais estão adotando, diante do anunciou do futuro governo americano, que determinou a criação de um fundo de US$ 20 bilhões para preservar o meio-ambiente, incluindo a Amazônia brasileira. José Luiz Alves, com sensibilidade e profissionalismo, sobre o tema, revela que a diplomacia e a política, envolvendo senadores, deputados e governadores da região, serão importantes. Assista na RD TV! Rondônia no sábado e leia no RD a partir de amanhã (13).
Respigo
No início deste mês noticiamos em várias oportunidades que ocorreram duas baixas na primeira semana de novembro de o preço da gasolina nas refinarias. Também informamos que os postos de combustíveis de Rondônia ignoraram as baixas de 5% e na segunda, também de mais 5% +++ Cobramos ações do Procon-RO, que existe, mas não se sabe a que serve e também das autoridades constituídas, qual o motivo de as baixas não serem repassadas às bombas. Ontem (11) ocorreu o inverso, devido as oscilações do mercado internacional com a gasolina tendo alta de 5% nas refinarias. É a “dança” do dólar, que movimenta o segmento de petróleo +++ Hoje, um dia depois do anúncio de alta, ainda, não se notou mudanças nas bombas de Porto Velho, como ocorria em situações anteriores semelhantes. Mas certamente o aumento de 5% ocorrerá sem que os dois anteriores (de 5% cada um) tenham sido praticados +++ E temos que conviver com a cartelização do segmento e o silêncio das autoridades. De Gaulle não errou quando disse que o Brasil não é um País sério... +++ Estamos sempre lembrando o eleitor que é necessário levar, além do Título de Eleitor e Carteira de Identidade uma caneta quando for votar no próximo domingo. Mas o uso da máscara também é obrigatório, sob pena de a pessoa não poder exercer o seu ato da cidadania.
Sobre a pesquisa Ibope/TV Rondônia
Pesquisa encomendada pela Rede Amazônica
Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Quem foi ouvido: 504 eleitores da cidade de Porto Velho
Quando a pesquisa foi feita: de 9 a 11 de novembro
Número de identificação na Justiça Eleitoral: RO-09335/2020
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.