Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 18/12/2020 às 15h08
Energia – A Medida Provisória (MP) 998, que reduz a tarifa de energia elétrica na Região Norte, aprovada em plenário esta semana foi relatada na Câmara Federal pelo deputado Léo Moraes (Podemos-RO). Rondônia é o Estado que mais terá redução, o que é muito justo, pois temos duas das mais importantes usinas hidrelétricas do mundo, as de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Porto Velho. A previsão é redução em torno de 30%, que certamente é da maior importância para a economia da população, pois quase toda depende da energia elétrica. Méritos para o jovem parlamentar Léo Moraes, que foi incansável na relatoria, que também beneficiou outros estados da Região Norte e para a bancada federal, que deu o apoio necessário aos quase 300 dos 513 deputados, que votaram a favor da redução. Enfim uma notícia boa...
Diplomação/posse – Hoje é o último dia para diplomação dos eleitos (prefeitos, vices e vereadores) nas eleições de novembro último, que foram adiadas de outubro, devido ao coronavírus. As posses serão realizadas no dia 1º de janeiro e, em razão da pandemia as solenidades serão simples e sem aglomerações, pois estamos passando momento dos mais críticos com o covid-19 e o bom senso recomenda, que todos os cuidados devem ser mantidos e ampliados, em regiões onde a incidência da doença é maior. Nas últimas décadas nunca o processo sucessório eleitoral passou por momento tão difícil como o atual, onde o contato físico, a presença muito próxima das pessoas devem ser evitados e os poucos participantes das solenidades utilizarem o protocolo com o máximo de rigor, como máscaras e álcool em gel.
BR 364 – A principal rodovia federal pavimentada em Rondônia, a BR 364, mais conhecida como “Corredor da Morte”, devido ao elevado volume acidentes e óbitos que ocorreram desde a inauguração na década de 80, foi menos violenta este ano. Provavelmente devido a pandemia, que mudou a vida das pessoas no mundo, e não foi diferente com quem necessita da estrada para sobreviver, como os caminhoneiros e a maior parte dos brasileiros, pois somos um país, quase que totalmente dependente da malha rodoviária. O volume de carretas/dia, que sempre esteve em torno de 2,5 mil em períodos de safras de grãos (café, soja, milho) reduziu e os acidentes foram bem menos, se relacionados há anos anteriores. Mas nem por isso a restauração da 364 e a posterior duplicação do trecho de 700 quilômetros entre Vilhena ao porto graneleiro de Porto Velho, no rio Madeira são dispensáveis e devem constar da pauta permanente da bancada federal de Rondônia.
Vilhena – A reeleição do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV) nas eleições de novembro último consolidou a liderança do deputado estadual Luizinho Goebel (PV), como a maior expressão política no município, maior e mais importante do Cone Sul. A política regional, antes dominada pela Família Donadon, hoje tem Goebel como a sua maior expressão política e com pavimento consolidado no segmento para mais um mandato em 2022, caso opte pela reeleição, pois já está no seu quarto mandato consecutivo. Luizinho também tem forte influência na região da BR 429, que vai de Alvorada do Oeste a Costa Marques e está entre os políticos que mais trabalham na Assembleia Legislativa (Ale).
Supermercados – O segmento foi um dos privilegiados desde o início da pandemia reconhecida em março deste ano. Os supermercados não fecharam e nem tiveram horários restritos, curiosamente não se tem informação de funcionários contaminados e, apesar das medidas de precaução de alguns, como aferição da temperatura, álcool em gel, uso obrigatório de máscara normalmente estão lotados. Nota-se que o distanciamento não está sendo observado com o devido rigor, devido ao volume de pessoas, sempre acima do tolerável. Hoje (18) em razão da proximidade do Natal (25) os principais supermercados da capital estavam lotados pela manhã, situação que se agrava à tarde e noite. A lei é para todos, ou não?
Respigo
Estamos a uma semana do Natal e a mobilização popular em torno da maior confraternização mundial da família é mínima, pelo ano atípico, que estamos passando em nível mundial. Nunca a confraternização em família ficou tão prejudicada como o Natal deste ano +++ E com um agravante: muitas famílias sem os entes queridos, que foram levados pela pandemia. Nunca um ano, foi aguardado com tanta esperança como está sendo 2021 +++ Hoje (18) pela manhã no auditório da Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), ocorreu a posse da nova diretoria do Sindicato dos Servidores dos Poderes Legislativos do Estado de Rondônia-Sindler. O presidente eleito recentemente, Mirin de Brito foi empossado, assim como os demais diretores e agora estão com a responsabilidade de organizar e fortalecer um dos mais importantes sindicatos do Estado +++ A empresa que assumiu recentemente o transporte coletivo em Porto Velho, a JTP Transporte, os taxistas e mototaxistas continuam cobrando da Secretaria Municipal de Trânsito-Semtran a fiscalização contra ação dos motoristas clandestinos, que concorrem de forma ilegal recolhendo passageiros nas paradas de ônibus. Não pagam taxas, impostos, tributos; não transportam idosos gratuitamente e estudantes com 50% do valor da passagem, como o ônibus +++ O sistema de transporte coletivo, que estava sucateado desde a administração do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), agora está sendo adequado pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) e sua equipe. Mas se os clandestinos não forem combatidos a baderna no setor certamente virá rapidamente, para prejuízo da maioria da população que depende do transporte popular.