Por Secom Governo/RO
Publicada em 23/12/2020 às 10h42
No fim da tarde de terça-feira (22), em solenidade militar, o Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), formou 91 oficiais capitães, habilitados ao posto de major e tenente-coronel, do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) de 2020. Na oportunidade, foi realizada a entrega de cinco viaturas, destinadas ao transporte de cães, à Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM) do Estado de Rondônia.
A partir de parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, além dos oficiais da PM, participaram do curso, oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), delegados da PC e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), todos do Estado de Rondônia. Inclusive, oficiais das polícias militares de Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Goiás, Tocantins, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.
A solenidade iniciou com a formatura, onde na ocasião, foi informado que os alunos receberam conhecimentos de administração e gestão para assumir funções de comando na corporação, inerentes ao Posto de Oficial Superior. Vale lembrar que a formação constitui um requisito para a progressão na carreira militar.
O CAO, deste ano, foi realizado de modo especial, à distância, no ambiente virtual de aprendizagem da corporação, pela plataforma moodle, em adoção às medidas de enfrentamento contra o coronavírus. Com carga horária de 430 horas/aula, os oficiais contaram com atividades planejadas e acesso a várias disciplinas, como planejamento estratégico operacional, direitos humanos, inteligência policial, administração financeira e orçamentária, entre outras.
O comandante geral da PM de Rondônia, coronel Alexandre Almeida, agradece a presença do vice-governador, José Jodan, que demonstrou satisfação de se fazer presente na solenidade, e mencionou em seu discurso, o governador, coronel Marcos Rocha, e a primeira-dama, Luana Rocha, que receberam alta e estão se recuperando da Covid-19. Para ele, em tom de orgulho, a PM, PC, CBM e PRF, prevista no rol do art.144 da Constituição Federal, são importantes e servem de pilares à sociedade civil organizada.
“Para nós da PM, é uma honra, prazer, satisfação e uma alegria incontida estar presente nesta formatura. Tive oportunidade em ser instrutor e foi muito gratificante para mim conhecê-los e realizar essa troca de ideias amistosa. Saibam que, em cada rincão da nossa federação, o trabalho dos senhores é o responsável pela manutenção do Estado Democrático de Direito”, pontua coronel Almeida.
Fazendo uso da palavra, o secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá, destacou o baixíssimo custo da realização do curso. Para o coronel, o CAO de 2020 promoveu economia a todas as instituições, pois os 91 oficiais permaneceram no desempenho de suas atividades durante todo o curso.
“Parabenizo a PM-RO pela qualidade de seus cursos, inovação tecnológica e gestão dos recursos públicos. Valorizar o nosso maior patrimônio, que é os colaboradores, em especial os irmãos de farda, faz parte da meta estabelecida pelo governador. Aproveito para agradecer aos senhores e à PM pelo curso de altíssimo nível e rogo a todos continuem se empenhando para servir ao cidadão”, concluiu o secretário da Sesdec, desejando a todos um Natal repleto de paz, harmonia e segurança.
Ainda na solenidade, o vice-governador, José Jodan, representando o titular do Governo, não mediu esforços e teceu elogios ao governador de Rondônia e seus alinhamentos na área de Segurança Pública. “Nesta formatura, eu represento o coronel Marcos Rocha com muito orgulho, um homem de caráter íntegro. Nosso presidente, Jair Messias Bolsonaro, despertou a necessidade e o clamor pela segurança e o governador e eu seguimos a mesma linha de entendimento. Por isso me sinto muito feliz em participar deste grande dia. Falo com sinceridade, estou passando o que está dentro de mim, é o que eu sinto”, finaliza.
O evento ocorreu no quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia e contou com a presença da vice-primeira-dama, Maria dos Anjos da Silva Martin; o comandante geral do CBM, Gilvander Gregório de Lima; subcomandante geral, coronel Plínio Sérgio Cavalcanti; chefe do Estado Maior, coronel Vanderley Costa; corregedor-geral da PM, coronel Carlos, entre outros. Bem como o superintendente da PRF, Gilson Alves de Oliveira; o delegado geral da PC, Samir Fouad Abboud; Alda Lino, coordenadora geral de ensino da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) do Ministério da Justiça.
OUTORGA DE MEDALHAS
O comandante geral da PM, coronel Alexandre Almeida, no uso de suas atribuições, conforme Decreto nº 7467, de 09 de maio de 1996, resolve outorgar com a Medalha Honra ao Mérito Cultural a capitã Daniele Macedo Grotti, do Mato Grosso do Sul, por haver obtido a 1ª colocação no CAO 2020. A aposição da medalha foi realizada pelo vice-governador junto com o comandante geral da PM.
A legislação foi instituída para premiar o policial militar pela sua aplicação e dedicação aos estudos e estágios oferecidos pela corporação ou coirmãs e estabelecimento de ensino ou instrução das Forças Armadas de interesse da PM de Rondônia. Ainda na ocasião, além da capitã Daniele, foram entregues certificado de conclusão e premiação ao capitão Bispo e capitã Joicilene, segundo e terceiro colocado, respectivamente.
Ademais, foi outorgado Medalha Honra ao Mérito Cultural à capitã e psicóloga, Marcia Francisca, pela coautoria da elaboração diretriz da PM de atenção psicossocial ao policial militar em risco de suicídio. E outorgadas com a Medalha Mérito do Serviço Social as capitãs psicóloga e dentista, Engel Madyonara e Luana Kaiser, respectivamente, pelos relevantes serviços prestados ao serviço social da PM.
O secretario da Sesdec, coronel Pachá também recebeu uma placa comemorativa do primeiro aniversário do Batalhão de Polícia de Fronteiras e Divisas (BPfron), representando conhecimento da PM ao apoio dado pela manutenção das operações.