Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 11/12/2020 às 15h24
Recursos – O prefeito-eleito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB) esteve com o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), em Brasília, para tratar de assuntos referentes ao município, que ele governará a partir de janeiro do próximo ano. Na pauta audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em companhia do senador Marcos Rogério (DEM-RO). O mnistro liberou respiradouros à área de saúde de Ji-Paraná, para o combate ao coronavírus, que chegarão até a próxima segunda-feira (14). Pazuello, ainda, deixou uma porta aberta ao prefeito Isaú, quando disse que, “se houver necessidade para a implantação de mais leitos de UTI para os casos de Covid-19, o Ministério da Saúde, atendendo solicitação do senador Marcos Rogério, providenciará mais respiradouros e mais monitores”. Marcos Rogério está com as portas abertas no governo federal...
Energia – A redução da tarifa de energia elétrica em Rondônia, a princípio um milagre, mas que deverá ocorrer, tem parcela significativa do deputado federal Léo Moraes (Podemos-RO), que foi o relator as MP 998. Rondônia estava em quarto lugar na escala dos estados, que serão favorecidos com a redução da tarifa de energia elétrica. Rondônia ficou em 1º lugar na lista dos estados que terão tarifa mais barata, em torno de 11%. Lógico que ocorreram muito oportunismo, porque o custo da energia elétrica em Rondônia, Estado que garante o abastecimento para boa parte do país, através da geração das usinas de Jirau e Santo Antônio, ambas no rio Madeira, em Porto Velho. Mas os méritos pela redução na tarifa são do jovem deputado. Com apoio dos demais membros da bancada federal, lógico.
Deputados – A Assembleia Legislativa de Rondônia é composta por 24 deputados e, somente três deles concorreram a prefeito nas eleições de novembro último. Eyder Brasil (PSL) disputou em Porto Velho e Jhony Paixão (PRB) em Ji-Paraná, mas somente Adailton Fúria (PSD) foi eleito prefeito de Cacoal, um dos municípios mais importantes do Estado, a Capital do Café. Fúria deverá ser diplomado até o próximo dia 18 e empossado no dia 1º de janeiro do próximo ano. Sua vaga será ocupada pelo experiente vereador de Porto Velho, Alan Queiroz (PSDB), que não concorreu à reeleição este ano, porque estava disposto a abandonar a política. Agora terá dois anos de mandato como deputado estadual e deverá ser empossado até o dia 1º de fevereiro, quando assumirá a presidência da nova Mesa Diretora, o deputado eleito, antecipadamente, Alex Redano (PRB-Ariquemes).
Deputado – A votação expressiva, porém insuficiente para se eleger prefeito de Ji-Paraná, consolidou o médico João Durval (PP), como uma das fortes lideranças políticas da região central do Estado. Certamente o simpático, prestativo e coerente João Durval tem metade do caminho percorrido, caso opte por uma candidatura a deputado estadual nas eleições de 2022. Fonseca, do MDB foi eleito prefeito com 15.699 votos (27,57%), o deputado estadual Jhony Paixão (PRB) foi o segundo colocado com 11.301 votos (19,85%) e o terceiro colocado João Durval, com 10.456 votos (18,36%). Os deputados de Ji-Paraná, Laerte Gomes (PSDB) e presidente da Ale-RO e Jhony Paixão, que deverão buscar a reeleição terão um adversário de peso em 2022: João Durval. Quem viver verá...
PSDB – Até as eleições de outubro de 2022, se o covid-19 deixar, os tucanos de Rondônia terão que tomar uma decisão nada fácil: quem concorrerá a governador pelo partido? Hoje há três lideranças consolidas: o ex-senador Expedito Júnior, a deputada federal e presidente e do partido, Mariana Carvalho e o recém-reeleito prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. Expedito já tentou duas vezes o governo do Estado sem sucesso. Em 2014 perdeu para Confúcio Moura (MDB) e em 2018 para o atual governador, Marcos Rocha (sem partido). Caso Expedito opte pelo Senado, a vaga ao governo ficará entre Hildon Chaves e Mariana Carvalho. Hoje Hildon seria priorizado. Mas no caso de Mariana disputar o governo, Hildon vai para a Câmara Federal, seu primeiro objetivo na política. As eleições estão a menos de dois anos.
Respigo
Os servidores da Assembleia Legislativa (Ale), presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB) receberam o 13º salário nas contas bancárias na última quinta-feira (10). No próximo dia 21 serão depositados os salários referentes ao mês de dezembro, para satisfação do servidor +++ É importante destacar, que Laerte e sua equipe econômica, comandada pelo ex-deputado estadual Cleiton Roque, diretor Financeiro, e Arildo Lopes, diretor-geral nunca atrasaram os salários dos servidores, nos quase dois anos na presidência da Mesa Diretora. Mesmo com as dificuldades deste ano, devido a pandemia provocada pelo coronavírus +++ Quem também cumpre rigorosamente suas obrigações com os servidores é o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). No próximo dia 18 os servidores municipais estarão recebendo o pagamento do mês de dezembro e o 13º salário +++ Além das famílias dos servidores o comércio da capital é o maior beneficiado com a maior circulação de dinheiro. Porto Velho, ainda, tem sua economia alicerçada no servidor público (federal, estadual e municipal), além da agricultura e da pecuária, pois não tem indústrias de porte.