Por Comdecom PMPV
Publicada em 07/12/2020 às 10h13
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte está fazendo alguns esclarecimentos a respeito da alteração nos trajetos das linhas do transporte urbano. O novo sistema, chamado artero-coletor, permite mais agilidade nos trajetos, vez que a integração permite o aumento da frequência dos veículos e mais possibilidade de conexões entre as linhas.
O usuário que antes aguardava na parada de ônibus em média uma hora para embarcar em sua linha, com a integração terá mais ofertas de viagens, pois a frequência e a quantidade de veículos aumentam, logo, o tempo de espera reduzirá significativamente.
Além disso, o usuário que saía da Zona Sul, em direção a Zona Leste, precisava ir até a Praça Marechal Rondon para poder embarcar em outra linha para seu destino. Com o novo sistema, é possível efetuar mais de 100 conexões entre as linhas coletoras, radiais e arteriais, fazendo com que o usuário chegue muito mais rápido ao seu destino.
A integração é feita dentro do próprio ônibus, sem a necessidade de ir para um local específico, gerando maior mobilidade e flexibilidade de locomoção nos deslocamentos. Para isso é necessário o cartão COM CARD, que permite que os usuários façam a integração pagando apenas uma passagem, desde que respeitado o tempo limite de 90 minutos entre deslocamentos, e somente um sentido, de ida ou de volta.
Para saber mais sobre os trajetos, horários e mapas das linhas, os usuários podem acessar site da Secretaria https://semtran.portovelho.ro.gov.br/, ou baixar o aplicativo Cittamobi, disponível para Android e IOS.
O aplicativo oferece todas as informações necessárias aos passageiros, tais como acesso às linhas disponíveis para chegar ao seu destino, previsão de chegada dos ônibus, tempo de viagem e também aos itinerários das linhas dos ônibus.