Por Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 17/12/2020 às 16h40
A Espanha vai proceder à administração da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 entre os dias 27 e 29 de dezembro, ao mesmo tempo que os restantes países da União Europeia. Segundo o jornal El País, ainda não se conhece o número de doses que será entregue ao país, mas sabe-se que serão transportadas para 50 locais diferentes e que serão distribuídas com proteção policial.
As medidas de segurança para assegurar a distribuição da vacina desenvolvida pela empresa alemã, em conjunto com a norte-americana Pfizer, estarão ao encargo do Ministério do Interior.
Porém, antes de a vacina chegar a Espanha terá que ser autorizada pela Agência Europeia do Medicamento (AEM), decisão que será tomada entre os próximos dias 21 e 23 de dezembro. O processo burocrático está a ser excecionalmente acelerado, dado que costuma demorar cerca de 67 dias.
A vacina desenvolvida pela Pfizer e a BioNTech já recebeu autorização em vários países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Singapura, México e Costa Rica.