Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 13/01/2021 às 14h30
Posse – Temos duas semanas para que o comando da Assembleia Legislativa (Ale), troque de mãos em Rondônia e também nos demais Estados da Federação. Na Ale-RO o presidente Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), deixará o cargo e assumirá em seu lugar o colega deputado, Alex Redano (Republicanos-Ariquemes). Os demais membros da Mesa Diretora que comandará os trabalhos na Ale até 1º de fevereiro de 2023 terá Jean Oliveira (MDB-PVH), primeiro vice-presidente; Marcelo Cruz (PTB-RO) segundo vice, Jair Montes (Avante-PVH) primeiro secretário, Cirone Deiró (Podemos-Cacoal) segundo secretário e Pastor Alex Silva (PRB-PVH), terceiro secretário. A expectativa é de um relacionamento estreito com o Poder Executivo, mas não de subserviência, para que o Estado enfrente o “novo normal”, pós o covid-19 e a expectativa pela chegada da vacina contra a pandemia, que deverá ocorrer nas próximas semanas.
Estreante – Político experiente, com vários mandatos de vereador e passagens pela presidência da Câmara Municipal de Porto Velho, o deputado Alan Queiroz (PSDB-PVH) é a novidade na retomada dos trabalhos do legislativo estadual, após o fim do recesso legislativo a partir de primeiro de fevereiro. Três deputados foram candidatos a prefeito nas eleições de novembro último: Jhony Paixão (Republicanos/Ji-Paraná), Eyder Brasil (PSL-PVH) e Adailton Fúria (PSD-Cacoal). Somente Fúria se elegeu e seu lugar foi ocupado pelo ex-vereador da capital, Alan Queiroz.
Vacinação – O aumento significativo do número de contaminados e de óbitos em todo o país preocupa e leva o cidadão a cada vez mais depender da vacina, para poder ter uma vida, no mínimo organizada, menos turbulenta, não com a constante preocupação e de futuro indefinido, como hoje. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello garantiu, que a vacinação em todos os estados brasileiros terá início neste mês de janeiro, mas como se previa, os abusos de boa parte da população, que não seguiu os critérios preventivos contra o covid-19 no final/início de ano levaram aos números elevados a cada dia de contaminação e óbitos em todo o país. Somente em Rondônia, nas 24 horas de segunda-feira (11) para ontem (12) morreram 26 pessoas, sendo 16 delas em Porto Velho.
Procon – A indicação do deputado estadual Anderson Pereira (Pros-PVH) ao governo do Estado, para a necessidade de realização de concurso público para preenchimento de vagas no Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor-Procon, de Rondônia é oportuna, pois o órgão existe, mas ninguém sabe a que ele serve. Estamos em plena pandemia e os comerciantes oportunistas estão agindo com o máximo de exploração da população, sem que o Procon-RO tome as devidas providências. A realização de concurso público é necessária, mas o deputado também deve cobrar ação efetiva de quem está lá, ocupando cargos com salários polpudos e sem que a população, que banca tudo tenha o devido respaldo.
Procon II – Os abusos de preços em Rondônia ocorrem em praticamente todos os segmentos: combustíveis, materiais de construção, alimentos, bebidas, carnes e todos os itens integrantes da cesta básica. O Procon não precisa, de apenas punir os maus comerciantes, que só pensam em lucros, mas orientar, cobrar, alertar e, em caso extremo multar, interditar, fechar. Só não é admissível ignorar, pois os abusos são explícitos e podem ser constatados em praticamente todos os segmentos, que comercializam algum tipo de material, seja comestível, bem durável, combustíveis, etc. Fica a sugestão para o combativo e eficiente deputado Anderson, que tem uma ampla folha de bons serviços prestados à comunidade.
Respigo
Eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de novembro último tem prazo até quinta-feira (14) para a justificativa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já quem não votou no segundo turno o prazo é o próximo dia 28 +++ Ontem (12) o Palmeiras passou um sufoco para se classificar à final da Libertadores, após perder por 2x0 para o River Plate, da Argentina no Allianz Parque, em São Paulo. Como o time alviverde tinha vencido a primeira partida em Buenos Aires, por 3x0, acabou se classificando, mesmo assim com a ajuda do VAR em um lance de pênalti +++ Hoje (13) à noite é o Santos quem decide com o Boca Juniors, também da Argentina a segunda vaga para a grande final, que será no Maracanã, no próximo dia 30. No primeiro jogo no Estádio de La Bombonera, foi 0x0 e hoje, empate com um gol ou mais classifica o Boca +++ Para o Santos só interessa a vitória. Ou no caso de 0x0, vencer nos pênaltis.