Por Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 28/01/2021 às 15h28
Num comunicado conjunto, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, destacaram o trabalho de Guterres à frente da ONU nos últimos anos e a sintonia em temas chave com o diplomata e antigo primeiro-ministro português.
"Congratulamo-nos por António Guterres estar novamente disponível para o cargo de secretário-geral da ONU", asseguraram Merkel e Maas no comunicado.
No texto, sublinharam que Guterres tem liderado a ONU "com mão firme" nos "tempos difíceis" que constituíram os últimos quatro anos, destacando a "habilidade" e a "visão de futuro", com a aposta no "fortalecimento da paz e da segurança".
"O Governo alemão tem trabalhado bem e com confiança com António Guterres em temas importantes, como as alterações climáticas, a saúde e os esforços para [se obter] um processo de paz na Líbia", acrescentam Merkel e Maas no documento.
Guterres anunciou recentemente, quase no termo do seu mandato, que está disponível para exercer por mais quatro anos o cargo de secretário-geral das Nações Unidas.