Por Folha do Sul/Rildo Costa
Publicada em 29/01/2021 às 10h21
Começou, na região de Cerejeiras, a colheita de soja. Depois de um longo período com clima atípico, com chuvas atrasadas e espaçadas, os primeiros grãos de soja já estão sendo colhidos das lavouras do interior do Cone Sul de Rondônia.
Apesar dos problemas climáticos, no entanto, os produtores parecem estar animados. Ao FOLHA DO SUL ONLINE, o agricultor Antônio Schneider, um dos primeiros a começar a colheita no município de Cerejeiras, disse estar esperançoso com os resultados da safra. “As lavouras produziram bem. Os primeiros talhões colhidos estão quase dentro da média da do ano passado”, disse o produtor. Lembrando que o ano passado foi considerado de boa produtividade.Junto com a colheita, as estruturas de exportação do grão já começam a funcionar no interior do Cone Sul.
Em Cerejeiras, uma fila de caminhões carregado de grãos já começou a se formar em frente ao secador da maior empresa agrícola do município, a Cargill. No secador, o grão é avaliado, classificado, secado e enviado para exportação, especialmente a China.
Nesta safra, o secador da Copama, uma cooperativa de produtores rurais nascida em Vilhena, também já começou a operar em Cerejeiras. Na semana passada, o secador recém-inaugurado da entidade recebeu sua primeira carga de soja.