Por Globoesporte.com
Publicada em 19/01/2021 às 11h04
A seleção feminina dos Estados Unidos goleou a Colômbia por 4 a 0 nesta segunda-feira, no Explora Stadium, em Orlando, no primeiro amistoso da equipe tetracampeã mundial em 2021, com show das irmãs Mewis: Samantha marcou três gols, e Kristie fechou o placar. A partida marcou a estreia na seleção da atacante Catarina Macario, brasileira de 21 anos que mora no país desde os 12 e há três meses recebeu a cidadania americana.
Catarina já tinha sido chamada em outubro para a seleção dos EUA, mas apenas para treinamentos, enquanto aguardava a liberação da Fifa para defender o novo país, o que só ocorreu na última quarta-feira. Ela entrou em campo na volta do intervalo, substituindo a atacante Megan Rapinoe, eleita pela Fifa a melhor jogador do mundo em 2019.
De acordo com a imprensa dos EUA, Catarina é a primeira jogadora naturalizada a atuar pela seleção dos Estados Unidos. Se for chamada para disputar o torneio SheBelieves Cup, em fevereiro, ela poderá enfrentar a seleção brasileira, que jogará a competição junto com Canadá e Japão, além das anfitriãs. Após se destacar no futebol universitário atuando pelo time da Universidade de Stanford, Catarina foi contratada este mês pelo Lyon, atual pentacampeão da Liga dos Campeões da Uefa e maior vencedor da competição, com sete títulos.
Como esperado, a seleção dos Estados Unidos não teve trabalho para vencer sua primeira partida em 2021. Além da dificuldade natural de enfrentar a atual campeã mundial, a Colômbia ainda perdeu três jogadoras pouco antes do amistoso: Daniela Montoya, Carolina Arias e Diana Carolina Ospina foram afastadas do grupo por precaução porque tiveram contato com um membro do setor administrativo da Federação Colombiana de Futebol que testou positivo para Covid-19. As três devem ficar fora também do segundo amistoso entre as seleções, sexta-feira, também em Orlando.
Logo aos quatro minutos de jogo, Rapinoe cruzou da esquerda, e Sam Mewis bateu de primeira para abrir o placar. O segundo gol saiu aos 33: Lindesy Horan cruzou da esquerda, e Carli Lloyd ajeitou de cabeça para Mewis cabecear livre na pequena área.
De pênalti, Mewis completou seu primeiro hat-trick pela seleção dos EUA aos dois minutos do segundo tempo. Aos 40, Kristie Mewis, que entrou na etapa final no lugar de Horan, completou cruzamento de Lloyd da esquerda e marcou o quarto das americanas.