Por Rafael de Sousa e Sílvia Devaux/Repórter MT
Publicada em 26/01/2021 às 13h21
O secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, confirmou que pelo menos 10 pacientes de Rondônia devem ser transferidos para Unidades de Terapia de Intensiva (UTI’s) de hospitais de Mato Grosso ainda nesta terça-feira (26).
Gilberto explica que a medida atende a um pedido da Secretaria de Saúde de Rondônia, no entanto, ainda não há confirmação para quais hospitais esses pacientes serão levados, já que há superlotação em unidades polo, como é o caso de Rondonópolis (212 km de Cuiabá).
“Nossa equipe está em entendimento com o sistema de regulação da Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia para que Mato Grosso possa receber esses 10 pacientes de UTI’s, e isso deve ocorrer no hoje”, declarou.
A transferência ocorre após o Governo de Rondônia pedir socorro ao Governo Federal e a outros Estados devido ao colapso das unidades de saúde de Porto Velho. Alguns dos doentes do Estado que seriam transferidos para o Rio Grande do Sul se recusaram a viajar.
O aumento no número de infectados pelo novo coronavírus e a demanda por leitos crescentes estrangulou o Sistema Único de Saúde (SES) desde o último sábado (23).
“Precisamos ser solidários com os Estados que estão colapsados. Por isso vamos receber os pacientes de fora”, argumentou o Gilberto Figueiredo.
No caso de Rondônia, o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde de domingo (24) apontava que o Estado possuía 117.101 casos confirmados de covid-19 desde que foi confirmada a presença do novo coronavírus no país, em fevereiro de 2020. Já o número de mortes em decorrência da ação do vírus chegou a 2.111.
Mato Grosso se encontra numa situação ainda mais preocupante, pois, até esta segunda-feira (25), a Secretaria de Saúde registrou 209.004 casos confirmados da covid-19, sendo registrados 4.993 óbitos, 25 mortes e 916 novos casos apenas nas últimas 24 horas.