Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 05/01/2021 às 14h31
Candeias – O vereador-reeleito de Candeias do Jamari, Aussemir Almeida (PSB) foi eleito presidente da Câmara Municipal, momentos antes da posse do prefeito-eleito, Walteir Queiroz (Patriota), na última sexta-feira (1º) tendo como vice-presidente Paulo (Mecânico) Macário da Silva (Patriota); primeira secretária Jucilene Moraes (Republicano) e na segunda secretaria Zilmar Domingues (DEM). Os eleitores de Candeias reelegeram cinco dos onze vereadores e elegeram os demais pela primeira vez, sendo que 50% de mulheres. Isso demonstra que o eleitorado não estava satisfeito com o desempenho da maioria dos vereadores da legislatura anterior. Se o prefeito Walteir souber aproveitar a proximidade a Porto Velho (cerca de 20 km) e toda a infraestrutura portuária, aeroviária e econômica da capital poderá fazer de Candeias um dos municípios mais importantes do Estado.
Realidade – Foi um final/início de ano diferenciado em todo o mundo. O coronavírus virou o ano contaminando e matando pessoas e a vacina, que já chegou em alguns países, ainda, não marca presença no Brasil. Natal e Ano Novo, que sempre foram datas festivas no planeta não tiveram a mesma importância e, na maioria dos casos, não foi possível reunir a família, devido a preocupação com a possibilidade de contaminação que, em muitos casos, acaba sendo letal. A esperança é que neste primeiro mês de 2021 a vacina chegue, a população seja imunizada e o mundo assuma a nova realidade, bem diferente do que se estava planejado. Talvez com um pouco mais de amor ao próximo, temência a Deus, e que a Família volte a ser o pilar da sociedade, onde sejam priorizados no mínimo, o respeito e a hierarquia junto aos seus membros.
Assembleia – Após as posses de prefeitos, vices e vereadores, eleitos e reeleitos nas eleições de novembro último, no primeiro dia do esperançoso ano de 2021, as atenções nos bastidores da política estão voltadas para a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ale), que ocorrerá no primeiro dia de fevereiro próximo. O próximo presidente, assim como os demais membros já foram eleitos, quando o presidente da atual Mesa Diretoria, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), foi eleito no dia 1º de janeiro de 2019. O deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes) comandará o parlamento estadual tendo como 1º vice-presidente o colega Jean Oliveira (MDB-PVH) e 2º vice Marcelo Cruz; 1º secretário Jair Montes (Avante), 2º secretário Cirone Deiró (Podemos-Cacoal), 3º secretário Alex Silva (PRB-PVH) e 4º secretário Jhony Paixão (PRB/Ji-Paraná). Nenhum dos futuros componentes da Mesa atual fará parte da que será empossada em fevereiro.
Senado – Além da sucessão estadual nas eleições de 2022, os eleitores também estarão elegendo o presidente da República e o vice; governadores e vices, deputados federais e deputados estaduais. Das três vagas ao Senado, somente uma, a do senador Acir Gurgacz (PDT-RO). E como não poderia deixar de ser inúmeros nomes são especulados para o cargo, além de Acir, que deverá buscar mais uma reeleição ou concorrer ao governo do Estado. São vários os nomes em condições de concorrer, com chances, como do ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), que disputou as eleições ao Senado em 2018 e, apesar de muito bem votado (195.641 votos e a quarta colocação) não se elegeu, mas é candidato a ser considerado para o próximo ano.
Senado II – Um dos produtores rurais mais importantes do Sul do Estado, Jaime Bagattoli (PSL), que ficou com a terceira colocação na disputa pelo Senado em 2018, somando 212.077 votos é candidato em potencial ao Senado. O deputado federal Léo Moraes, que preside o Podemos em Rondônia também está na fila pela vaga ao Senado e tem chances. Também se comenta que o ex-prefeito de Ariquemes, Thiago Flores está de olho na vaga ao Senado. E os tucanos, caso opte pelo ex-senador Expedito Júnior ao Senado e o prefeito-reeleito de Porto Velho ao governo do Estado poderá, como já disse em coluna anterior, fazer “barba e cabelo” nas eleições do próximo ano, elegendo o próximo governador e ocupar a única vaga do Senado. É importante lembrar que as eleições serão realizadas em outubro do próximo, portanto a um ano e dez meses...
Respigo
Um dos assessores mais próximos, e fiel ao saudoso ex-deputado federal Eduardo Valverde (PT), que morreu em acidente rodoviário na BR 364 em março de 2011 às proximidades da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Ji-Paraná, João Leandro, deverá ocupar cargo de confiança na administração do prefeito Walteir Queiroz (Patriota) de Candeias do Jamari. Competente e responsável, João Leandro deverá ser o titular da Secretaria do Meio Ambiente ou ser nomeado a cargo junto ao gabinete do prefeito +++ Hoje é feriado municipal em Porto Velho (106 anos de fundação do município), transferido, pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB), de 2 de outubro último, devido ao coronavírus. A cidade está praticamente vazia e quase tudo fechado, mas como o governo do Estado não aderiu ao feriado somente as atividades ligadas ao segmento estão na ativa +++ O maior prejuízo ficou com as lotéricas, que estão fechadas, na capital, desde sexta-feira (1º). Somente funciona a que está dentro da loja Bemol que hoje (5) estava com filas longas e desanimadoras a quem precisava de serviços essenciais.