Por Folha do Sul/Leir Freitas
Publicada em 07/01/2021 às 10h01
Após o Folha do Sul Online veicular uma reportagem onde a empresária Aline Guerreiro relatava em um vídeo gravado por ela na frente do hospital Dr. Pedro Granjeiro Xavier, de Colorado do Oeste, a situação que presenciou ao levar sua nora com cólicas menstruais para ser medicada e ser informada que havia na unidade apenas um médico para atender os pacientes com sintomas de Covid-19 e da emergência, a direção emitiu uma nota para esclarecer a situação.
Ainda na mesma reportagem, foi divulgada a fala do atual Secretario Municipal de Saúde, Gilmar Vedovoto Gervasio, que foi procurado pelo site e deu seu parecer sobre o assunto, que não difere da versão da diretoria da unidade.
Confira a nota na íntegra:
Em resposta a reclamação datada no dia 04/01/2021 através de vídeo nas redes sociais referente ao atendimento no Hospital Municipal de Colorado do Oeste, esclarecemos que neste dia houve intercorrências nesta unidade de saúde, sendo necessário um dos médicos se deslocar com paciente grave até o município de referência, onde ocorre sempre que necessário, ficando assim 01 médico para atender na unidade nos setores de internação, pronto socorro e isolamento( setor COVID-19) conforme a emergência, não deixando nenhum paciente desassistido.
Mesmo tendo equipe exclusiva, os demais profissionais dão suporte ao setor de isolamento quando solicitado, principalmente nesse momento que temos um aumento significativo de casos positivados. Informamos ainda que qualquer e todo profissional que faz atendimento ao paciente positivado/suspeito para COVID-19 utilizam todos EPI’s (jalecos, máscara N95 (PPF2), face shild, touca, luvas, propés) sendo retirados antes de sair do setor COVID-19.
Ressaltamos que em todo o estado há déficit de profissionais de saúde, principalmente médicos, não sendo possíveis contratações é a realidade de muitos outros municípios referências pra Colorado do Oeste, assim como noticiados nas mídias e jornais de todo o estado.
Pedimos a toda à população que neste momento de pandemia deve-se procurar o hospital somente em casos de urgência e emergência, uma vez que há um grande fluxo de atendimento aumentando assim a possibilidade de contaminação.
Sendo somente para o momento colocamo-nos a disposição.
A direção.