Por FOLHA DE VILHENA
Publicada em 12/01/2021 às 10h15
Um novo comunicado da secretaria de saúde do município de Cerejeiras (RO) divulgado na noite desta segunda-feira (11) estabelece nova rotina de horários nos atendimentos nas unidades básicas de saúde e do hospital municipal São Lucas.
A nota assinada pelo secretário municipal de saúde, Ederson Lopes, informa as alterações a partir desta terça-feira (12) e tem o seguinte conteúdo:
COMUNICADO OFICIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – SEMSAU.
As Unidades de Saúde, a partir de 12 de janeiro de 2021 funcionarão da seguinte forma:
UBS Dr. Hercílio S. Dutra (Posto Feliz) Bairro Floresta Próximo ao CTG e UBS Dr. Humberto Muniz Barbosa (Posto B), Centro, em frente à Maderama.
Horário de funcionamento das 7h:00min às 11h:00min e das 13h:00min às 17h:00min de segunda a sexta-feira, com atendimentos em regime de demanda livre por classificação de risco, ou seja, sem agendamentos e ofertarão: o Consulta médica: por classificação de risco (sem agendamento) para: troca de receita, análise de resultados de exames, pré-natal, pressão arterial descontrolada, diabete descompensada, infecção de garganta e outros; o Consulta de enfermagem: pré-natal; o Procedimentos: curativos, retirada de pontos, troca de sonda vesical, teste do pezinho, coleta de sorologia, exames de eletrocardiograma, vacinas, entrega de medicamentos do CD4.
Horário de funcionamento das 7h:00min às 11h:00min e das 13h:00min as 17h:00min de segunda a sexta-feira, com atendimentos em regime de demanda livre por classificação de risco (sem agendamento) e ofertará: o Procedimentos: curativos, retirada de pontos, teste do pezinho, coleta de sorologia, exames de eletrocardiograma, entrega de medicamentos do CD4. o Acolhimento e Orientação de direcionamento para as ofertas de serviços.
Horário de funcionamento das 7h:00min às 11h:00min e das 13h:00min às 17h:00min de segunda a sexta-feira, e ofertará: o Acolhimento e Orientação de direcionamento para as ofertas de serviços.
Os atendimentos relacionados ao Covid-19 serão realizados no Hospital Municipal São Lucas na Ala Covid-19 (triagem na tenda instalada em frente ao hospital). Pacientes que apresentarem sintomas de SINDROME GRIPAL deverão entrar em contato pelo Disk Corona (69) 9 9983-5044 ou procurar atendimento na Ala Covid19 do Hospital Municipal no período das 7:00 às 18:00 de segunda a sexta-feira, em caso de sintomas leves e atendimento 24 horas para os casos mais graves.
Casos Leves:
serão atendidos por enfermeiros (as) (de acordo com a classificação de risco) com indicação de coleta do exame SWAB, termo de isolamento, emissão de atestado e renovação, indicação dos medicamentos de profilaxia através de receituário, conforme necessidade.
Casos Moderados:
serão classificados após a avaliação do enfermeiro(a) e encaminhados para o atendimento médico e conduta ambulatorial; Casos Moderados e/ou internação municipal: no período noturno os médicos plantonistas ficarão responsáveis pelos atendimentos ambulatoriais a pacientes moderados e os pacientes internados serão acompanhados pelo médico plantonista da Unidade Hospitalar em período integral (24h).
Casos Graves:
Encaminhados para os Centros de Atendimentos Covid-19 do Estado de Rondônia, de acordo com as vagas autorizadas via sistema de regulação, vale salientar que a regulação de tais pacientes é de reponsabilidade dos médicos plantonistas da Unidade Hospitalar.
OBS: Pedimos a colaboração e compreensão de todos os usuários do SUS deste Município e informamos que os serviços prestados, conforme informado acima, permanecerão dessa forma até o próximo informativo.
ORIENTAMOS QUE SÓ DEVEM PROCURAR ATENDIMENTO COVID-19 AS PESSOAS QUE APRESENTAREM OS SINTOMAS, POIS ASSIM EVITAREMOS EXPOSIÇÃO DESNECESSÁRIA.