Por G1
Publicada em 02/01/2021 às 09h19
Os Estados Unidos ultrapassaram os 20 milhões de casos de coronavírus nesta sexta-feira (1º). Os dados são da Universidade Johns Hopkins. País é o mais afetado do mundo, com 346.408 mortes devido à doença.
Em menos de um mês, 5 milhões de americanos foram infectados. O país havia atingido os 15 milhões de casos em 8 de dezembro e, também durante o mês, voltou a registrar mais de 3 mil mortes por dia devido ao novo coronavírus.
Enquanto isso, autoridades americanas reconheceram que a vacinação contra a Covid-19 enfrenta atrasos e que o país não vai alcançar a meta estabelecida para 2020 – que era vacinar 20 milhões de pessoas em dezembro.
Até as 11h (horário de Brasília) de quarta-feira (30), cerca de 2,8 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no país, e 12,4 milhões de doses de vacinas haviam sido distribuídas.
Os dados são os mais recentes disponíveis no site do Centro de Controle de Doenças americano (CDC, na sigla em inglês). O número é uma estimativa para baixo por causa do atraso das notificações.
Na quarta-feira (30), o conselheiro científico da operação de vacinação do país, Moncef Slaoui, confirmou que o número de vacinados está abaixo do esperado.
"Nós sabemos que deveria ser melhor, e estamos trabalhando duro para torná-lo melhor", declarou.
Nova variante
Na terça-feira (20), o governador do Colorado, Jared Polis, disse que o primeiro caso da nova variante do coronavírus foi registrado no estado americano. De acordo com a autoridade, o vírus é da mesma cepa que surgiu no Reino Unido.
Até então, não havia registros da nova variação de Covid-19 nos Estados Unidos. O governador anexou um comunicado oficial de seu escritório e de autoridades de saúde estaduais dizendo que o indivíduo é um "homem na casa dos 20 anos que está atualmente isolado no Condado de Elbert e não tem histórico de viagens".