Por DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Publicada em 19/01/2021 às 10h09
O Hospital de Campanha de Cacoal iniciou as atividades as 20 horas do domingo (17), conforme divulgou em redes sociais, o prefeito Adailton Fúria. A unidade foi montada em curto tempo com amplo apoio que envolveu além da prefeitura do município, a Câmara de Vereadores, Governo do Estado, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), ACIC (Associação comercial e Industrial de Cacoal), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e sociedade civil organizada).
Os primeiros pacientes foram transferidos da UCS/UPA logo após a liberação da unidade. A notícia foi recebida com entusiasmo pela população que está apreensiva pelo alto índice de contaminação pelo novo coronavirus e a grande incidência de Covi-19, doença causada pelo vírus.
Cacoal foi bastante impactada com a chegada de pacientes vindos de diversos municípios de Rondônia. Na cidade está o Heuro (Hospital de Urgência e Emergência) pertencente ao governo estadual além de diversas unidades de saúde particulares. Por ser polo regional de saúde, a busca de internações cresceu grandemente na última semana.
O Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), enviou nesta sexta-feira (24), uma equipe médica com nove profissionais de saúde para auxiliar os atendimentos médicos no município de Cacoal. Essa força-tarefa faz parte de uma das medidas que estão sendo tomadas pelo Estado, para promover ações de apoio in loco, de enfrentamento à Covid-19.
De acordo com a Sesau, essa medida será tomada até a situação de atendimento médico se normalizar na II macro região do Estado de Rondônia. “Estamos com a missão de ajudar o município de Cacoal, que está com dificuldade de médicos. Sabemos que vários locais estão passando por dificuldade. Um grupo motivado foi ajudar e na próxima semana irá outro grupo, até que a situação se regularize. Estamos fazendo o melhor no Hospital de Campanha em Porto Velho e agora iremos ajudar os colegas de Cacoal”, explicou o coordenador do Hospital de Campanha em Porto Velho, Maxwendell Gomes Batista.