Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 22/01/2021 às 15h16
Governo – Hoje Rondônia já tem vários nomes em condições de concorrer à sucessão estadual nas eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices; uma das três vagas ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) do próximo ano. Sem partido o governador Marcos Rocha está entre os nomes em condições de concorrer. Sua meta é disputar a reeleição e, depois de dois anos começa a participar com maior destaque nas ações de governo, como ocorreu na entrega das cerca de 50 mil vacinas contra o coronavírus entregue nos municípios, esta semana com publicidade acima da necessidade. Mas demonstra que buscará se manter no cargo concorrendo à reeleição.
Parceria – Além de Rocha, estão na lista o senador Marcos Rogério, que preside o DEM no Estado, que poderá ter o apoio do PSDB, em acordo firmado com Expedito Júnior, que deverá concorrer ao Senado. Como já publicamos em colunas anteriores, há inclusive possibilidade de Júnior deixar os tucanos e se aninhar no PSD, que é comandado pelo seu filho, Expedito Netto, deputado federal. É importante lembrar, que na campanha ao governo em 2018, quando Expedito foi candidato, Marcos Rogério, já eleito senador com votação expressiva e o mais bem votado do Estado (324.939 votos), foi a campo no segundo turno, inclusive no Horário Eleitoral Gratuito, pedir voto para Júnior, que foi derrotado por Marcos Rocha. Agora espera a reciprocidade e uma nova parceria, mas com os cargos trocados: Rogério ao governo e Júnior ao Senado. Quem viver verá...
MDB – O deputado federal e presidente regional do MDB, Lúcio Mosquini desde as eleições de 2018, quando Confúcio Moura deixou o governo e concorreu ao Senado, se elegendo, vem trabalhando uma candidatura a governador. Mosquini se reelegeu no mesmo ano com votação expressiva (38.630 votos), trabalhou muito nas eleições municipais de novembro último para eleger pelo partido prefeitos, vices e vereadores, e agora formata seu nome para a sucessão estadual. Ocorre que a cada dia cresce mais o nome de Confúcio para concorrer ao governo. Confúcio teria compromisso político de cumprir o mandato de oito anos, mas também o de possibilitar que a 1ª suplente, Maria Eliza Aguiar e Silva assuma. Para isso ele tem que se ausentar –e ter motivo– durante no mínimo seis meses do cargo, ou renunciar. Como tem chances de se eleger governador em 2022, o acordo ficaria fácil de ser cumprido, além de 4 anos de mandato para a 1ª suplente, caso se eleja. Anotem.
Rádio – Data das mais importantes a de ontem (21), que marcou os 160 anos de nascimento do gaúcho de Porto Alegre (RS), Roberto Landell de Moura, inventor do rádio e cientista brasileiro. Foi a primeira “voz humana”, –como publicou o jornalista José Luiz Alves na sua coluna sobre agronegócios “Campo e Lavoura”, postada hoje (22), aqui no RONDÔNIA DINÂMICA–, no mundo, a ser transmitida por ondas de rádio sem fios, em duas oportunidades (1899 e 1900) e documentadas pela imprensa. Pioneirismo do brasileiro no rádio, ainda, importante e indispensável veículo de comunicação mundial e pouco lembrado e valorizado, inclusive pelo sistema de radiodifusão.
Fiscalização – A fase de orientação à população de Porto Velho, incluindo empresários, comerciantes, profissionais liberais sobre a obediência ao decreto estadual, que limita, inclusive a circulação de pessoas e veículos, das 20h às 6h no período de dez dias (17 a 26 deste mês de janeiro) terminou. A partir de agora a fiscalização será não apenas para educar e orientar a população sobre os riscos de aglomerações e de a necessidade de seguir o protocolo para se controlar e evitar a propagação do coronavírus. Neste final de semana a equipe terá missão mais ousada, objetiva, enérgica, que será deque de notificar a quem não seguir as orientações do protocolo determinado em decreto estadual.
Respigo
As restrições de circulação de pessoas em Rondônia, devido a decreto estadual na luta contra o coronavírus atingiu diretamente o transporte coletivo urbano. Além do setor sofrer a concorrência desleal dos táxis clandestinos, que assediam as pessoas nas paradas de ônibus, a medida restritiva força as pessoas a ficar em casa +++ Clientes da Energisa (empresa distribuidora de energia elétrica em Rondônia) poderão utilizar de parcelamento para pagamentos, desde que estejam cadastrados no programa Tarifa Social em até 12 parcelas. Os pagamentos poderão ser efetuados via internet pelos canais digitais da empresa, como o Gisa (whatsapp) e o app Energisa On +++ Apreensão de boa parte dos servidores comissionados da Assembleia Legislativa (Ale), Rondônia, devido a mudança da presidência da Mesa Diretora, hoje presidida pelo deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), pois está ocorrendo muitas demissões. É que a partir do dia 1º de fevereiro o deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), já eleito o novo presidente assumirá o comando da Casa do Povo e, logicamente, com uma nova equipe.