Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 04/01/2021 às 11h26
Secretariado – O anúncio mais importante na equipe de governo do prefeito-reeleito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) é a criação da Superintendência dos Distritos e como seu primeiro titular o advogado, Vinícius Miguel, que foi adversário político no primeiro turno, mas hipotecou apoio, publicamente a Hildon no segundo turno. Porto Velho é um município com dimensões superiores a muitos estados brasileiros e de vários países. Somente de estradas vicinais são mais de 7 mil quilômetros, além de vários deles acessíveis, apenas por água e alguns com estrutura financeira e administrativa superior a muitos municípios. O jovem Vinícius tem um desafio enorme pela frente, mas se conseguir atender a mínima demanda do segmento será idolatrado ao final do trabalho. Quem viver verá...
Agronegócio – O jornalista José Luiz Alves, decano da imprensa que assina a coluna “Campo e Lavoura” publicada semanalmente aqui no RD e em jornais da capital e do interior terá um programa de rádio, em cadeia, a partir de março próximo. O programa do Zé Luiz terá duração de 60 minutos (7h às 8h) e deverá entrar no ar no primeiro sábado (6) de março com noticiário sobre os assuntos predominantes, entrevistas e reportagens relacionados ao agronegócio, o carro-chefe da economia brasileira neste período de pandemia. A Rádio Transamazônica será o piloto do programa com retransmissão pela Rádio Educadora do Distrito de Extrema, que pertence a Porto Velho, mas outras emissoras comunitárias deverão compor a cadeia.
Mudanças – O anúncio de mudança na Secretaria Municipal de Transportes-Semtran, com a troca pelo prefeito Hildon do coronel Nilton Kisner, pelo também coronel Ronaldo Flores, que foi adversário do prefeito-reeleito nas eleições de novembro próximo demonstra, que a prática da política, na sua essência está sendo aplicada no segundo mandato. E realmente política não pode ser confundida com politicagem. Todo adversário político deve ser respeitado e valorizado, porque disputou as eleições, apenas buscando o voto do eleitor e apresentando propostas viáveis. Bem diferente do inimigo político, aquele que, sem ao menos um plano de governo viável se limita a ataques pessoais e denúncias vazias. É sempre melhor ter o adversário como aliado. É como sempre dizia o saudoso ex-prefeito de Jaru, Ademário (Dema) Serafim: “é bom o adversário estando ao meu lado, pelo menos sei o que está fazendo”,
Da gema – A ex-vereadora eleita prefeita de Ariquemes, Carla Redano (Patriota) nasceu na cidade que está administrando desde a sua posse, no primeiro dia do ano. Carla foi eleita vereadora em 2016, empossada em 2017 e dois anos depois se elegeu presidente do legislativo municipal. Em novembro último conseguiu se eleger prefeita. No seu discurso de posse Carla abordou um pouco da sua caminhada política. “Em 2017, eu estava tomando posse como vereadora, e após quatro anos de mandatos cumpridos fielmente com a população, estou sendo conduzida ao cargo de prefeita dessa cidade, onde nasci, construí minha família, aqui nasceu nosso filho e aqui quero colher os frutos plantados com amor e esperança”.
Presidente – Pela primeira vez desde a criação do município Ouro Preto do Oeste, tem uma mulher na presidência da câmara de vereadores. No primeiro dia do ano a ex-deputada estadual, Rosália Helena (Pros) foi eleita para a presidência ado legislativo municipal para o biênio (2021/22). Rosária, além de assumir a presidência do parlamento mirim de Ouro Preto também preside o diretório regional do Pros. Certamente o prefeito-eleito, Alex Testoni (DEM), que tem ótimo relacionamento com a vereadora não terá problemas para aprovar as prioridades da sua administração, pois Rosália milita na política há tempo e tem muita experiência no difícil segmento, pois um município só caminha bem, caso tenha uma harmonia entre prefeito e vereadores.
Respigo
Rondônia comemora hoje (4) 39 anos de instalação. No dia 4 de janeiro de 1982 o ex-ministro da Justiça, Ibrahin Abi-Ackel, representando o presidente João Figueiredo anunciava o novo Estado da sacada do Palácio Presidente Vargas +++ Após 39 anos Rondônia se destaca entre os estados brasileiros, pela sua força econômica na agricultura, pecuária, piscicultura riquezas minerais (ouro, nióbio, cassiterita, etc.). Seguramente Rondônia é um Estado, ainda, em franco desenvolvimento e com certeza, a mais promissora, se não a única fronteira econômica do país +++ Ouro Preto do Oeste pela primeira elege uma mulher presidente do legislativo municipal, Rosária Helena, do Pros, como noticiamos acima. Mas já teve uma mulher no comando da prefeitura recentemente: Joselita Araújo +++ Há quem aposte que o ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-deputado estadual Jesualdo Pires (PSB), está se preparando para disputar uma das oito vagas à Câmara Federal nas eleições do próximo ano. Caso realmente confirme o que se comenta será um candidato em potencial, para ser inquilino do Congresso Nacional a partir de 2023.