Por Site Rul
Publicada em 12/01/2021 às 09h54
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), publicou, na manhã desta segunda-feira (11), o Decreto Municpal N.° 14.187 que dispõe sobre o regresso de Ji-Paraná à Fase II no plano de combate ao novo coronavírus (Covid-19).
Na última sexta-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) havia publicado o novo enquadramento dos municípios no Plano Todos por Rondônia, retornando Ji-Paraná para a Fase I, medida mais restritiva no plano de ações de combate à Covid-19.
“Estamos fazendo um decreto municipal, mostrando que estamos na Fase II, com base em estudos e análises, e, com certeza, Ji-Paraná não irá para a Fase I”, afirmou Isaú Fonseca.
Com a publicação do decreto municipal, a Prefeitura de Ji-Paraná aguarda a análise do pedido de reclassificação do município para a Fase II no plano estadual de combate à Covid-19, considerando o desenvolvimento de ações para enfrentamento da doença, como o atendimento de casos leves nas Academias Municipais de Saúde, nos bairros Jardim dos Migrantes, 1° distrito, e BNH, no 2° distrito, descentralizando o atendimento do Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz, assim como a disponibilidade de medicamentos para tratamento precoce e profilaxia.
“Nós descentralizamos, tirando os casos leves do Hospital Municipal, deixando o HM apenas com atendimento de casos graves. As unidades do Jardim dos Migrantes e do bairro BNH farão esses atendimentos”, declarou o prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca (MDB).
Agora, de volta a Fase II, o decreto municipal autoriza o funcionamento de diversos setores do comércio, que poderão estender o funcionamento até as 22 horas.
“Restaurantes, lanchonetes e similares, que antes não tinham horário para fechamento, e agora vão poder funcionar somente até as 22 horas. Outros estabelecimentos, como supermercados, poderão prolongar o atendimento até as 22 horas, com o intuito de diminuir a aglomeração”, declarou a titular da Secretaria Municipal da Mulher, Ana Maria dos Santos Forte.
Os estabelecimentos comerciais devem fixar, na entrada do estabelecimento e de forma visível, a quantidade de pessoas permitidas, em termo absoluto, e as orientações das medidas sanitárias. O funcionamento de bares, boates e casas de shows continua proibido durante a Fase II.
Denúncias de comércios desrespeitando o decreto municipal podem ser realizadas para a Divisão de Vigilância Sanitária, por meio do telefone 3422-1456. Aglomerações podem ser comunicadas através do 190, número do Disque Denúncia da Polícia Militar (PM).