Por José Luiz Alves
Publicada em 29/01/2021 às 08h00
Agronegócio salva a economia!
O Brasil promete uma super safra neste ano que está iniciando com a perspectiva de uma colheita ainda maior em 2021/2022. No ano passado os negócios externos na área do agronegócio salvaram, o País que exportou mais de US$ 100 bilhões, mantendo a economia com à água abaixo do joelho. Em Rondônia, não foi diferente: aqui a carne, a soja, o milho e café, engrossaram a fatia do bolo na colheita de dólares, sem perder o equilíbrio com o governo mantendo o estado no rumo certo.
Enquanto, a indústria, o comércio e outras atividades econômicas acumulam prejuízos, com demissões, redução de horas trabalhadas, no campo a roda anda em sentido contrário, com agricultura de precisão assim como a produção familiar nas pequenas e médias propriedades rurais apresentando resultados salutares. A pecuária rondoniense, com rebanhos confinados e outros tantos criados soltos revelam a musculatura, na produção de proteínas que o mundo tanto necessita.
Não vamos sonhar acordados, o futuro é incerto e não sabido, diante dos avanços com pouco recuou do coronavirus, que pelo visto ainda vai provocar desastres e prejuízos sem respeitar, ideologia política, crença religiosa, ou mesmo o tamanho da conta bancária daqueles que desrespeitar os protocolos e cuidados. Contudo, voltamos ao campo para lembrar que a colheita de soja na região Norte de Rondônia vai muito bem obrigado, assim como nos demais municípios que produzem essa oleaginosa.
Salvo, um desastre da natureza, este estado privilegiado pelos cuidados dos agricultores com a terra haverá uma safra recorde de soja. Na sequência virá o milho safrinha, o girassol, o algodão. Agricultura familiar, sempre com os pés no chão cabe a tarefa de produzir hortaliças, legumes, ovos, frangos caipiras e mandioca, entre outros produtos puxados pelas agroindústrias que geram empregos e preservam as famílias no campo.
O agro é agora...!
A Confederação Nacional de Agricultura (CNA), em parceria com a Federação de Agricultura de Agricultura de Rondônia (FAPERON), lançará neste estado um pólo da Faculdade CNA para estudo a distância, oferecendo os de Tecnólogo em agronegócio, Meio ambiente e na área de administração. O pólo EAD visa oferecer estudo para jovens e adultos interessados em obter mais conhecimento sobre o desenvolvimento profissional do agro, bem como administrar pequenas, médias e grandes propriedades rurais. As inscrições estarão abertas na Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON) até o dia 24 de fevereiro e as aulas terão inicio no mês de março, segundo informa Hélio Dias.
Agro-leite
O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, anunciou para o mês de fevereiro, o lançamento do programa Agro-leite com investimentos pelo governo do estado de R$ 28 milhões com objetivo de dobrar a produção, bem como melhorando a qualidade do produto oferecendo tecnologia adequada para atender pequenos e médios produtores rurais, numa ampla parceria, com a EMATER, SENAR e outras instituições.
Mecanização agrícola
Em 2020, o governo de governo de Rondônia distribuiu 600 equipamentos agrícolas para sindicatos e associações rurais para atender agricultura familiar reforçando a produção nas pequenas propriedades. Também de acordo com os relatórios da Seagri, a Usina de calcário de Pimenta Bueno distribuiu 180 mil toneladas do produto beneficiando centenas de produtores rurais. Neste momento de pandemia nada mais justo do que um olhar atento para o setor produtivo liderados pela agricultura familiar que abastece os centros urbanos com gêneros de primeira necessidade.
Indígenas...!
Na Secretaria de Agricultura (SEAGRI), se encontra em gestação um projeto realmente interessante. Vem sendo estudado com muito cuidado como poderá ser aproveitada a mão-de-obra de quatro técnicos indígenas cadastrados para prestar serviços em suas comunidades nos municípios Guajará-Mirim e Porto Velho. Tudo, sem ferir a legislação.
Até a próxima
Muito cuidado com o coronavirus, não esqueça máscara, assim como de fugir das aglomerações, ele chegou e não está dando trégua. Boa leitura e bom final de semana.