Por Rondoniadinamica
Publicada em 19/02/2021 às 15h25
Porto Velho, RO – Boas e más notícias para Rondônia – e o resto do Brasil –, foram trazidas pelo jornalista Sérgio Pires durante a exibição do programa Papo de Redação da Parecis FM nesta sexta-feira (19).
De acordo com os dados apresentados pelo comunicador, Rondônia esperava, para a próxima terça-feira (23), pelo menos mais 40 mil doses da CoronaVac, o que não ocorrerá mais.
Essas 40 mil doses, entretanto, seriam usadas em apenas 20 mil pessoas (como primeira e segunda doses).
O motivo seria, segundo Pires, um conflito político entre o Instituto Butantan e o governo federal. O imbróglio freou a produção em tempo hábil.
Por outro lado, o ministro Eduardo Pazuello anunciou pelo menos mais 4,7 milhões de doses da vacina para o início de distribuição até 02 de março, entre doses da CoronaVac (2,7 mi) e AstraZeneca (2 mi), da Oxford.
A diferença, para Rondônia, é que as mesmas 40 mil doses serão usadas em pessoas distintas; em suma, haverá mais rapidez para entrega da segunda etapa da vacinação (são necessários 14 dias entre uma e outra; a da Oxford (AstraZeneca), 28 dias entre elas).
Além disso, os professores entrarão no rol prioritário para que possam receber a imunização ainda no início do próximo mês.
O Papo de Redaçao na Rádio Parecis FM vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 12 às 14 h. Aos sábados é transmitido na SICTV/Record, das 12 às 14h.