Por Globoesporte.com
Publicada em 17/02/2021 às 10h51
Cerca de 30 mulheres já são atendidas em projeto que envolve o esporte de maneira gratuita em Porto Velho. A ideia é proporcionar maior qualidade de vida as participantes. Nele, é disponibilizado o treinamento funcional feminino em aulas semanais.
- Se não ajudarmos essas mulheres a se manter ativas, os problemas afetados pela pandemia podem se tornar mais graves, com o sedentarismo e consequentemente outros problema de saúde. Devido a pandemia, estamos nos mantendo distantes, mas em constante movimento, é possível praticar esporte mesmo em tempos difíceis - disse João Dias, diretor da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais em Rondônia e Acre.
Ana Maria Hack também faz parte dessa ação. Segundo ela, é notável a mudança de perspectiva em quem foca nas atividades esportivas e convivência social, com responsabilidade.
- Geralmente o perfil das mulheres que nos procuram na sede da ADRA apresentam algum problema, seja físico ou emocional. Com o apoio e incentivo à prática de atividades elas começam a se reerguer e criar novas expectativas de vida. A mudança é visível e o mais importante para nós é o bem estar de cada uma delas. Já tivemos retorno de mulheres que estavam desmotivadas com tudo. Mas no encontro com outras mulheres, que até tenham os mesmos problemas que elas, foi que essas encontraram esperança - enfatiza.
As aulas gratuitas são ministradas por profissionais de educação física. Além do incentivo à atividade, o projeto oferece encontros e palestras com nutricionistas, ginecologista, que trabalham a prevenção de saúde. Os exercícios acontecem duas vezes na semana, terça e quinta-feira, das 19hs as 20:30hs. Além das mulheres o projeto atende também os filhos delas com aulas de violão e violino.