Por Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 04/02/2021 às 15h40
Os procuradores democratas da Câmara dos Representantes requisitaram esta quinta-feira o testemunho de Donald Trump no julgamento no Senado relacionado com o processo de ‘impeachment’, adianta a CNN.
Com esta iniciativa, o principal procurador democrata, Jamie Raskin, pretende que o antigo presidente seja questionado sobre a invasão do Capitólio, no passado dia 6 de janeiro.
Numa carta enviada para o advogado de Trump, Raskin assume querer o testemunho do antigo líder antes ou durante o julgamento no Senado, que vai começar na próxima terça-feira.
O procurador democrata argumenta que esse testemunho é importante já que Trump refuta as acusações da Câmara dos Representantes de que incitou a insurreição no Capitólio.
"Há dois dias, apresentou uma resposta na qual negou muitas das alegações factuais referidas no artigo de 'impeachment'. Tentou levantar problemas face a factos críticos, não obstante as esmagadoras e claras provas do seu crime constitucional", escreveu Jamie Raskin na missiva em que solicitou o testemunho de Trump.
Na carta, os procuradores democratas não ameaçam intimar Trump a testemunhar caso o antigo presidente não se apresente de forma voluntária para o fazer. No entanto, Raskin sugeriu que vão usar a recusa de Trump contra ele.
"Reservamos todo e qualquer direito, incluindo o direito de argumentar no julgamento que a sua recusa em testemunhar sustenta uma forte e adversa inferência relativamente às suas ações".
Resta saber qual será a resposta de Trump ou dos seus advogados a este pedido dos procuradores democratas no julgamento do processo de 'impeachment'.