Por Folha do Sul
Publicada em 15/02/2021 às 09h36
Na manhã de quinta-feira, 11, o produtor rural S. M. foi pegar os maquinários para trabalhar. Na noite anterior, ele havia deixado as máquinas e um caminhão na propriedade de lavoura de soja que fica no travessão da Linha 4 para a Linha 5, no município de Cerejeiras.
Ao chegar ao maquinário, o produtor percebeu que tinha sido vítima de furto. “Roubaram as baterias das máquinas e do nosso caminhão aqui. Fizeram um limpa”, desabafou ele num grupo no WhatsApp de produtores rurais da região do Cone Sul.
O crime foi registado na Polícia Civil e, até o momento, não houve novidades sobre o caso. No boletim de ocorrência, a Polícia Militar, que foi chamada à propriedade, relatou que rastros de pneus de automóveis foram identificados no local do furto.
Com o registro deste furto, os produtores rurais do interior do Cone Sul acenderam seus alertas. Assustado, um deles chegou a compartilhar num grupo de temática agrícola no WhatsApp uma notícia da imprensa sobre o caso de um furto ocorrido em Sorriso, em Mato Grosso, em que os bandidos chegaram à fazenda e até colheram a soja para furtar a produção.
Também no grupo, alguns agricultores relataram que estão investindo em monitoramento rural, com câmeras espalhadas nos pontos mais críticos da propriedade. “O custo vale a pena pelo prejuízo que se evita”, disse um deles no grupo.
Apesar do caso registrado nesta semana e do medo dos produtores, as estatísticas de furtos rurais não são alarmantes na região de Cerejeiras. Além deste caso, nenhum outro foi registrado neste ano, por exemplo, segundo uma busca feita por este site. Um policial ouvido pelo FOLHA DO SUL ONLINE garantiu que a área rural não vive uma onda deste tipo de crime – pelo menos por enquanto.