Por Luciane Gonçalves
Publicada em 01/03/2021 às 15h29
Mais de 3 mil idosos já foram vacinados na capital e seus distritosA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informou que as 300 vagas para agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos estão esgotadas. A imunização para quem agendou acontece entre terça-feira (2) e sexta-feira (5) das 9h às 16h no Centro Universitário São Lucas – Campus 2 (antiga Ulbra).
A Prefeitura de Porto Velho já vacinou 3.440 idosos com idade acima de 80 anos, incluindo acamados e moradores de distritos e zonas rurais. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 3.700 pessoas nesta faixa etária.
As 300 vagas restantes para a meta deste grupo foram preenchidas no final de semana com agendamento feito através da internet e telefone. Aos idosos foi oferecida a opção de escolher o dia e o período para receber a primeira dose do imunizante.
Para evitar aglomerações, foram abertas 40 vagas entre 9h e 13h e mais 35 vagas entre 13h e 16h.
A Divisão de Imunização da Semusa anunciou que não há necessidade do idoso chegar antes do horário da abertura dos portões, pois haverá vacina disponível para todos os que agendaram.
O agendamento para o público acima de 80 anos foi concluído“As vacinas deste público estão asseguradas e todos que agendaram serão imunizados. Por isso, para evitar aglomeração ou fila antes da abertura dos portões, recomendamos que os idosos cheguem a partir das 9h”, ressalta a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.
No momento da vacinação, é fundamental apresentar o Cartão do SUS, RG, CPF e Comprovante de Residência para conferência dos dados informados no agendamento. Esta também é uma exigência do Ministério da Saúde que acompanha a vacinação em tempo real através de sistema de informação.
Outros Públicos
O agendamento da vacinação contra a Covid-19 está associado ao recebimento de doses que são enviadas pelo Ministério da Saúde aos Estados que, por sua vez, distribuem as doses aos municípios. A vacinação de outros grupos de idosos contemplados na Fase 1 do Plano de Imunização vai ocorrer assim que a Semusa receber doses suficientes para atender a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Fotos: Leandro Morais