Por Folha do Sul
Publicada em 09/03/2021 às 09h31
Dia 28 de março. Esta é a data agendada para o início do Campeonato Rondoniense 2021. A maioria dos clubes já está treinando, embora ainda estejam com seus elencos em formação. Alguns, no entanto, como União Cacoalense e Barcelona de Vilhena, não anunciaram sequer um nome para a temporada.
No caso específico do Barcelona, o presidente José Luiz Pereira, assegurou que o elenco está praticamente definido, mas optou por ainda não divulgar a relação de atletas. Ele garantiu que irá mesclar jovens jogadores locais, nomes já conhecidos no Estado e novidades vindos de outros mercados.
Mas, o que vem preocupando o dirigente, a ponto de levantar a hipótese de abrir mão da disputa do Campeonato Rondoniense 2021, é a impossibilidade imposta pelos decretos Estadual e Municipal que proíbem a prática de esportes coletivos.
De acordo com José Luis, na semana passada ele teve uma reunião com o prefeito de Vilhena Eduardo Japonês (PV), e com o Secretário Municipal de Saúde, Afonso Emerick, durante a qual entregou ofício solicitando a liberação para o início dos treinos. A resposta, segundo José Luiz, é que antes do dia 15 de março, prazo de vigência dos decretos, o Barcelona não tem permissão para treinar.
Por telefone, o FOLHA DO SUL ONLINE conversou com o Secretário Municipal de Esportes, Silmar Freitas, que confirmou a informação.
Com treinador definido, Ionay da Luz, e com parte do grupo sendo de atletas locais, José Luis planejava iniciar a preparação na semana passada. O que não aconteceu. Agora, com atletas chegando e sem poder treinar, o dirigente cogita desistir do Estadual. “Como é que vamos iniciar uma competição sem qualquer treino?” questionou.
O Barcelona está no Grupo B e tem como adversário na primeira rodada o União Cacoalense, no Estádio Portal da Amazônia, em Vilhena.