Por DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Publicada em 24/03/2021 às 13h05
A Divisão de Controle de Vetores, ligada ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semeia) de Ji-Paraná, realizou nesta terça-feira (23), mais um envio de carga de pneus inutilizados para indústrias situadas em várias cidades de estados como Mato Grosso e São Paulo. O material foi recolhido de borracharias e, principalmente, de terrenos abandonados, durante o Plano de Ação de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.
De acordo com o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Milton Rodrigues, logo que assumiu a coordenação, a pedido do prefeito Isaú Fonseca, a equipe tem realizado ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Entre essas ações estão a visitação domiciliar onde os agentes públicos observam a limpeza, condições das fossas e de calhas, dois pontos considerados de alto índice de criadouro do mosquito Aedes Aegypti.
LIRA
Milton Rodrigues lembrou que o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), no último mês chegou ao 8,85% de infestação do Aedes Aegypti, trabalho realizado pelos agentes de endemias. “Foram encontradas muitas fossas fechadas de forma inadequadas, calhas com passagem da água interrompida por lixo. Tudo isso, transforma esses dois itens em criadouro do mosquito da Dengue. O nosso desafio é diminuir o máximo possível esse índice, e somente vamos conseguir com o apoio da comunidade”, afirmou. Atualmente os bairros com os maiores índices de infestação da Dengue são: União 2, Vila Jotão, Duque de Caxias, JK, Jardim das Seringueiras, Santiago e Parque dos Pioneiros.
Coleta de pneus
Sobre a coleta de pneus, o diretor relatou que Ji-Paraná conta com aproximadamente 70 borracharias, e esses proprietários, participam quando esses pneus até que o veículo do Ecoponto da Divisão de Controle e Vetores, recolha. Os pneus são transportados pela Associação Nacional das Indústrias de Pneumático, em Cuiabá (MT) ou São Paulo (SP). As pessoas que preferirem levar o material até o Ecoponto, localizado na rua T-20, basta ligar para o contato 3424 -3029. O município recolhe, em média, entre 50 e 60 toneladas mensalmente.