Por Assessoria
Publicada em 12/03/2021 às 11h35
Iniciada há quase 8 anos e até agora sem conclusão, as obras do Residencial Esperança, que vai contemplar duzentas casas próprias a famílias cadastradas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, vivem um novo capítulo.
A obra tem que ser entregue antes do final do 1º semestre e o Município e a empresa devem ser apressar, cumprir prazos e acordos estabelecidos se quiserem efetivar o compromisso com a comunidade.
O empreendimento todo é de responsabilidade da empresa Habitar (Associação Habitacional de Rondônia) que vem enfrentado várias dificuldades financeiras para honrar seu compromisso de entregar a obra à comunidade.
No final do ano passado, a Prefeitura assinou o 2º Termo Aditivo ao Termo de parceria assinado com a Habitar para a construção das casas, não qual assumiu o compromisso de cadastrar as famílias a serem contempladas.
O Município já havia assumido e cumprido outros compromissos com a Habitar afim de facilitar a conclusão do residencial. Resta agora a empresa Habitar cumprir seu cronograma de entrega da obra até a data firmada com o Ministério do Desenvolvimento Regional e Caixa Econômica.
PRAZO
O prazo final acordado pela Habitar, Caixa e o Governo Federal é 4 de maio de 2021. O prazo é exíguo, pois faltam menos de dois meses que parece ser pouco para a conclusão das obras. Uma visita ao residencial percebe-se facilmente que as obras estão abandonadas, o que pode levar as casas a serem vandalizadas ou mesmo invadidas pelas famílias que almejam ser contem pladas.
Trata-se de uma obra de extrema relevância social. As famílias contempladas vão sair do aluguel. Algumas dessas famílias residem em área de risco, sem água, esgoto ou asfalto e passarão a ter uma melhor qualidade de vida. A construção do Residencial começou em 2013 e, o novo prazo assumido pelo Município com o Ministério do Desenvolvimento Regional, é de que a Habitar tem até o dia 4 de maio de 2021 para entregar a obra que já está com 93,35% concluídas.