Por MP-RO
Publicada em 04/03/2021 às 12h38
A Lei Estadual nº 4.235, de 12 de março de 2018, instituiu o “Mês de Março Roxo”, como mês de conscientização sobre a doença epilepsia em todo o Estado de Rondônia. O mês “Março Roxo” ou “Purple Day” mobiliza pessoas em países de todo o mundo para o uso da cor roxa nos eventos em prol da consciência da Epilepsia.
O Coordenador do Projeto Epilepsia em Debate, Procurador de Justiça Edmilson José de Matos Fonseca, destaca que com este gesto de solidariedade humana, a A Lei Estadual nº 4.235/2018, orienta que a sede dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como de outras instituições públicas, fiquem iluminados, à noite, na cor roxa, cor simbólica mundial da epilepsia, bem como faculta esse gesto a entidades privadas.
Desde 2010, o Ministério Público do Estado de Rondônia desenvolve o Projeto Epilepsia em Debate, promovendo diversos eventos de conscientização sobre a doença em Porto Velho e no interior do Estado de Rondônia.
O projeto Epilepsia em Debate na Sociedade tem como objetivo promover a conscientização sobre a epilepsia, esclarecendo a população sobre o que é a doença, suas formas de manifestação e tratamento. Outro ponto central da iniciativa é o combate ao estigma e preconceito de que são vítimas as pessoas com epilepsia.
Epilepsia é uma condição neurológica grave que acomete três milhões de brasileiros e a cada hora, somam-se a este número mais 11 novos casos. Infelizmente, ainda nos dias de hoje, é comum ouvir ideias erradas, crenças, especialmente devido ao desconhecimento e ao estigma existente. Por isso, a pessoa com epilepsia tem dificuldade para se inserir na sociedade, formar uma família e até conseguir um emprego.