
Por Rondoniadinamica
Publicada em 17/03/2021 às 09h22
Porto Velho, RO – Uma das marcas registradas do governo Marcos Rocha, sem partido, na gestão da pandemia em Rondônia tem sido usar a veiculação de vídeos nas redes sociais a fim de prestar informações à sociedade.
O médico Fernando Máximo, titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO), há um ano chama para si a responsabilidade cravando os dados, apresentando relatos dos profissionais nas unidades de atendimento e relatando o crescimento da contaminação em relação ao Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2).
Já são 3.464 cidadãos e cidadãs rondonienses levados a óbito desde o início da circulação do vírus. São 1.647 mortes só em 2021, com menos de quatro meses desde o Réveillon.
O Rondônia Dinâmica juntou as declarações de Máximo num espaço exato de um ano para que a sociedade veja a gravidade com a qual o Coronavírus tem recaído sobre Rondônia.
Em 17 de março de 2020, o secretário de Saúde deixou claro que não havia sequer um caso de COVID-19 registrado em Porto Velho, apenas suspeitas; hoje, após um ano do pronunciamento tranquilo e comedido, o discurso mudou de tom.
Na madrugada deste de março de 2021, o médico não mediu palavras para lançar a realidade estatística, que é, para todos os efeitos, moral:
Na visão dele, daqui a 25 dias, pelo menos mais 40 pessoas estarão mortas.
VEJA A TRANSCRIÇÃO DE AMBOS OS PRONUNCIAMENTOS COM ESPAÇO DE UM ANO ENTRE UM E OUTRO:
17 de março de 2020
Fernando Máximo, secretário de Saúde (Sesau/RO):
“Boa a noite a todos. São 22h04 desta terça-feira, 17 de março de 2020. Eu gostaria de enfatizar que não existe nenhum caso confirmado de Coronavírus em Porto Velho.
Nós temos, sim, 27 casos suspeitos; são 11 em Porto Velho, 9 em Ariquemes, 2 em Vilhena e 5 em Ji-Paraná.
Nós estamos saindo agora há pouco da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO), do CPA, e o que estão dizendo por aí é fake news.
Quanto nós tivermos um caso [confirmado] com certeza nós vamos avisar nossa população porque nós não queremos esconder nada de ninguém. Um abraço e fiquem todos com deus”.
__________
EXATAMENTE UM ANO DEPOIS
__________
17 de março de 2021
Fernando Máximo, secretário de Saúde (Sesau/RO):
“Madrugada do dia 17 de março de 2021, trabalhando aqui e extremamente assustado. Mil novecentos e sessenta novos casos de COVID-19 em Rondônia em 24 horas.
Batemos todos os recordes!
Os números só crescem, só aumentam. As pessoas estão se contaminando muito. Já estamos há 54 dias sem nenhuma vaga de UTI [Unidade de Terapia Intensiva].
E olha que Rondônia foi o Estado que mais criou leitos de UTI na Região Norte e um dos que mais criou leitos de UTI no Brasil, proporcionalmente.
Talvez você conheça uma dessas 1.960 pessoas que se contaminaram hoje, se confirmaram hoje. Cem delas provavelmente estarão na UTI nos próximos 10 dias. E 40 delas provavelmente nos próximos 25 dias estarão mortas.
As filas de UTIs estão grandes. E muita gente tem chorado porque seus parentes não têm conseguido uma vaga.
Tenho fé em Deus que nós vamos vencer essa guerra, firmes e fortes. Que Deus nos abençoe e nos livre dessa pandemia”.