Por Redação
Publicada em 23/04/2021 às 14h40
Com a nova tecnologia que invadiu a economia brasileira, o PIX se tornou uma das formas mais fáceis e rápidas de conseguir fazer transferências bancárias, além de realizar pagamentos para demais instituições. Tudo que você precisa para realizar transações é de um celular e conexão com a Internet. Se você faz movimentações com frequência e de vários lugares, o mais indicado é ter um plano de internet móvel, como os Planos da Oi.
Milhares de brasileiros já se tornaram adeptos dessa novidade, segundo publicação do NOD, porém, é sempre importante saber mais sobre todas as medidas de segurança que são indicadas, de modo a evitar dores de cabeça e até mesmo prejuízos.
Veja abaixo alguns dos cinco cuidados que você deve ter no momento de realizar um PIX, quais são as informações que você deve prestar atenção e muito mais.
5 cuidados essenciais na hora de fazer um PIX
1 - Cuidado com links recebidos
Se você está tentando fazer um pagamento via PIX pelo app do seu banco, é importante saber que ele não é feito por meio de envio de links, seja por e-mail, nas mídias sociais ou até mesmo SMS.
Essa transação é sempre realizada por meio das chaves PIX, onde a transferência ou o processo de pagamento é feito diretamente pelas informações cadastradas da pessoa.
Esses dados podem ser tanto o número do CPF, o e-mail, o número de celular ou também uma chave aleatória, da qual geralmente é fornecida pelo indivíduo.
É indicado também conferir o nome de envio do valor, tendo a total certeza de que está sendo transferido para a pessoa correta, visto que depois, é bem difícil conseguir o resgate do valor para contas erradas ou de desconhecidos.
2 - Nunca passe sua senha
Se ao realizar uma transação, as empresas ou demais comércios pedirem sua senha, é a hora de desconfiar, além de, claro, não passar essa informação.
Quando você faz uma ação por meio do seu PIX, o seu app do banco em que está cadastrado, pedirá pela sua senha para finalizar o processo, porém, em todos os outros casos, você não deve se arriscar.
Em caso de dúvidas, sempre entre em contato direto com seu banco, essa é a forma mais segura de garantir que você não cairá em nenhum golpe.
3 - O dinheiro deve ser transferido na hora
A inovação do PIX é sua rapidez na hora da transferência, por isso, não existe mais aquele processo de esperar pela compensação do dinheiro em outra conta, sendo que o mesmo é enviado rapidamente para o destinatário, levando pouquíssimos segundos.
Se você tiver feito alguma operação financeira e o dinheiro não aparecer rapidamente para quem deveria recebê-lo, é indicado que você fale com seu banco, visto que algum erro de processamento ou demais possibilidades, podem ter acontecido.
Além disso, o PIX não realiza nenhum tipo de cobrança dentro das transações das quais não são comerciais, sendo que quando feito, é avisado ao indivíduo sobre esse valor de forma prévia, portanto, tenha atenção a esta informação na hora de finalizar o processo via ferramenta.
4 - Aprenda mais sobre o QR Code
Por meio do PIX, o uso dos QR Codes serão muito usados para fazer pagamentos, por isso, é interessante que você saiba cada vez mais como usá-los.
O QR Code fixo é conhecido por ser nada mais do que um código que está estático, ou seja, uma imagem parada que contém um código de barras, sendo possível usá-lo várias vezes para diferentes transações.
Ele é muito comum para os lojistas, prestadores de serviço, assim como para pessoas físicas, sendo assim, definido um valor fixo para aquele produto, lido pelo smartphone ou demais dispositivos móveis.
Depois de alguns segundos, o valor irá aparecer em sua tela, portanto, confira corretamente se tudo está de acordo antes de finalizar essa transação.
Também existe o QR Code dinâmico, onde uma imagem em movimento irá aparecer, da qual é usada apenas para uma transação em específico. Depois que ele é lido, ele não poderá mais ser usado posteriormente, se auto destruindo.
Ele é conhecido por ser um código mais formal, bem parecido com a intenção de um boleto, visto que não pode ser pago mais de uma vez.
Geralmente ele é usado para serviços personalizados, não sendo reaproveitado.
5 - Não informe os dados do seu cartão ou banco
Todos os pagamentos que são feitos por meio do PIX, estão diretamente associados às contas bancárias existentes, não tendo nada de ligação com seu cartão de crédito ou de débito.
Sendo assim, o único dado do qual é preciso ser passado para se fazer uma transferência é a chave cadastrada no app do banco. Demais senhas e informações como do internet banking ou aquelas do cartão de crédito, não tem nenhuma ligação direta com o PIX.
Então, se alguém te pedir esses dados bancários, tenha certeza de que pode ser uma fraude.
Esses são alguns dos passos e dicas que devem ser tomados para prevenir qualquer tipo de fraude, principalmente quando o assunto é dinheiro e possibilidade de uso de seus dados de conta bancária para fraudes e golpes.
Vale a pena lembrar que uma das principais vantagens do PIX é a transferência imediata, porém, também é um defeito, visto que não há como cancelar depois de realizada, por isso, tenha sempre muito cuidado e atenção para usar esse serviço.