Por Waldir Costa / Rondoniadinamica
Publicada em 21/04/2021 às 19h23
Feriado! – O Dia de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira é comemorado hoje, 21 de abril, quando ele foi enforcado em praça pública e é feriado nacional. Em Porto Velho o comércio funcionou a “meia boca”. Na área central da capital boa parte das lojas estava aberta e atendendo ao público normalmente. Nas zonas Norte e Sul, de comércio até mais forte que no centro tudo também funcionou normalmente, como se fosse um dia normal. É que a pandemia, que continua preocupando o planeta interferiu até nos feriados, com vários sendo antecipados, para que o processo de lockdown funcionasse com eficiência.
Deputado – Comenta-se com intensidade nos bastidores da política que o ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho deverá concorrer a uma das 24 vagas do legislativo estadual nas eleições de outubro do próximo ano. Maurão tinha uma reeleição tranquila em 2018, mas optou por uma candidatura ao governo do Estado, inclusive deixando o PP para se filiar ao PMDB (hoje MDB) e não conseguiu se eleger governador. Perdeu a disputa para disputar o segundo turno com Expedito Júnior (PSDB), para o atual governador Marcos Rocha, por pouco mais de 10 mil votos. Caso Maurão tivesse passado para o segundo turno provavelmente seria o governador.
Leite – Iniciativa no mínimo “fora de propósito” a do governo do Estado, encaminhada à Assembleia Legislativa do projeto de lei, para utilizar recursos do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite) para a compra de veículos e contratação de empresas, por exemplo. A crise no setor leiteiro é enorme, com os produtores reclamando do preço baixo (R$ 1,20) pelo litro pago pelos laticínios. E os pagamentos efetuados em torno de 60 dias, após a entrega do produto e provocando mobilização do setor, que está com cerca de 50% não entregando o produto aos laticínios. O projeto autoriza o governo a abrir Crédito Adicional Suplementar por Superávit Financeiro de mais de R$ 7 milhões do Proleite.
Arquivamento – A Comissão de Constituição e Justiça da Ale-RO, presidida pelo deputado Anderson Pereira (Pros) aceitou a decisão do relator da matéria, deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), pelo arquivamento. No relatório, Laerte argumentou que a matéria prevê a utilização do recurso do Proleite para a compra de veículos, contratação de empresas, entre outros fins. “Nós, em comum acordo, entendemos que este não é o momento para essas aquisições e sim, de investir no produtor de leite que está sofrendo com o que vem fazendo os laticínios em relação aos preços praticados. O momento é de investir na criação de programas, que venham beneficiar o pequeno produtor rural, como de subsídios com os recursos do Proleite, por isso, votei pelo arquivamento desse projeto e contei com o apoio dos nobres colegas parlamentares que acompanharam minha relatoria”, justificou.
Coquetel – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou esta semana a utilização emergencial dos anticorpos monoclonais casirivimabe e imdevimabe, administrados em conjunto, no tratamento do coronavírus. É o mesmo coquetel utilizado pelo ex-presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, na época em que ele, ainda, no cargo contraiu o vírus. Os medicamentos não são vendidos ao público e devem ter aplicação intravenosa e serão de uso hospitalar para quadros leves da doença a pacientes com mais de 12 anos. Há dias a Anvisa também aprovou a utilização do remdevisir +++ Ivermectina, azitromicina, hidroxicloroquina continuam provocando polêmica, pois cientistas e especialistas na área dividem opiniões sobre a eficácia. E durma-se com um barulho desses.
Respigo
Impressiona o número de pessoas pedintes nos semáforos da região central de Porto Velho. A maioria mulheres venezuelanas e bolivianas +++ A municipalidade precisa buscar meios para tirar essas pessoas das ruas. E a maioria usa as crianças no sol forte da capital, que é a marca registrada de Rondônia +++ Isso demonstra que a economia está praticamente sem fôlego. Em futuro próximo esse povo terá que buscar outros meios para poder sobreviver, inclusive a violência, porque é difícil não ter como se alimentar +++ O prefeito Hildon Chaves (PSDB) poderia reativar os restaurantes populares (zona Leste e Centro), que já foram da maior importância para atender o povo carente da capital. É muito triste ver a situação de penúria desse povo pedindo nos semáforos, apesar de termos consciência, que muitos “barbados” usam as mulheres e as crianças para não trabalhar +++ Mas que é preciso providências da área social da prefeitura não se tem dúvidas, inclusive do Conselho Tutelar. De preferência com o máximo de urgência.