Por ASCOM
Publicada em 22/04/2021 às 11h05
A Deputada Cassia Muleta, atual Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia, como noticiado, recebeu no último dia 17, em reunião extraordinária realizada na Casa de Leis a presença de profissionais do Hospital de Campanha da Zona Leste/CERO e Secretário Adjunto da SESAU a fim de apurar e esclarecer denúncias recebidas sobre condições insalubres de pacientes na unidade.
Na reunião, vários pontos foram esclarecidos, funcionários do hospital foram ouvidos e também a SESAU, para elucidar se tinha conhecimento ou não acerca das graves denúncias realizadas. Após a oitiva dos presentes, a Deputada Cassia solicitou que os mesmos comparecessem à Comissão de Saúde que ocorreria na terça subsequente, convocando também para tal o COREN, responsável pelas fiscalizações realizadas na unidade de saúde, para que apresentasse provas documentais, bem como fotografias das inspeções realizadas.
Conforme acordado, nesta terça feira, 20 de abril de 2021, a Comissão de Saúde foi aberta com a presença de todos os envolvidos, e consistiu em uma longa reunião onde todos foram ouvidos, provas foram mostradas em slides e por fim, o pedido de uma solução definitiva para o problema que não poderia quedar da mesma forma.
O COREN demonstrou através de imagens, todos os registros de fiscalizações realizadas no CERO, apontando diversas irregularidades ocorridas, o que foi observado pela SESAU. Foi requerido, nesta oportunidade, que haja rastreamento de pacientes que tenham sofrido de miíase (aparecimento de larvas na boca, olhos e nariz), para que estes sejam tratados e que tais fatos não ocorram.
Foi elucidado tanto pelo CERO quanto pelo Secretário de Saúde Fernando Máximo, presente na Comissão, que as denúncias acerca de falta de profissionais não restava verdadeira, haja vista que o Hospital de Campanha da Zona Leste é o hospital que mais possui servidores da saúde na atuação contra a Covid-19 em todo o estado, com excelente número de altas e tratamentos eficazes.
Restou claro que o objetivo da Comissão não era declarar inimigos ou culpados, mas apenas tratar das denúncias recebidas e cuidar para que medidas fossem tomadas, de modo que a população não precisasse mais passar nenhum tipo de sofrimento ou condição insalubre.
A Parlamentar, quem tem seguido atuante frente à Comissão de Saúde da Casa de Leis, afirmou que todas as denúncias que estiverem referidas à saúde pública serão cuidadosamente investigadas. Que seu maior compromisso é com a população rondoniense e com o fim da pandemia do Covid-19.