Por Luiz Augusto Rocha/Secom
Publicada em 20/04/2021 às 10h54
Com o objetivo de recuperar a malha viária e executar melhorias para proporcionar segurança e conforto para a população, o Governo de Rondônia vem trabalhando diariamente em diversas frentes de serviço nos 52 municípios do Estado. Em Ji-Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) finalizou nesta segunda-feira (19) o estudo topográfico de cerca de 3 mil metros da RO-135 para alargamento da via e construção de uma ciclovia.
De acordo com o residente regional do DER no município, Klayson Furtado, já existe uma ciclovia ao longo dos mais de 13 quilômetros do Anel Viário, via alternativa sob responsabilidade do Governo do Estado que proporciona a retirada do intenso tráfego de cargas da área urbana de Ji-Paraná.
O topógrafo e responsável pelo parecer técnico, Marcelo Frota, explica que o trabalho é um levantamento plano-altimétrico para posterior execução de um projeto de acostamentos e ciclofaixas, dando mais segurança aos usuários, do trecho da RO-135 entre a ponte sobre o rio Urupá (na saída da cidade sentido ao distrito de Nova Londrina) e o trevo do Anel Viário.
Planejamento técnico garante maior qualidade e economia nas ações
Apesar de todas as adversidades causadas pela pandemia da covid-19, com restrições econômicas e sanitárias, o Governo vem trabalhando com base em planejamento técnico rigoroso, otimizando custos e fazendo uma gestão de resultados.
“O governador Marcos Rocha determinou que se fizesse uma operação pente-fino nas rodovias sob nossa responsabilidade, assim, as equipes do DER estão atuando em diversas forças-tarefas. Entre elas, a RO-135, cujas melhorias vão facilitar a vida dos moradores, tanto da zona urbana como rural da região”, destaca o diretor-geral do DER, Elias Rezende.
O Governo de Rondônia tem sob sua responsabilidade mais de 6.500 quilômetros de rodovias com e sem pavimentação. Com planejamento técnico, valorização do quadro de servidores e renovação do maquinário, a atual gestão vem fazendo uma gestão responsável dos recursos e promovendo a melhoria da infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.