Por Vanessa Moura/Secom
Publicada em 12/04/2021 às 10h00
O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) realizou a obra de contenção com pedras nas cabeceiras de três pontes na região de Ouro Preto do Oeste, sendo duas localizadas na RO-475, uma delas conhecida como Montevideu, e outra na RO- 470.
As três pontes sobre o rio Paraíso enfrentavam um desafio comum. De acordo com gerente regional do DER em Ouro Preto do Oeste, Boby Gil, todos os anos, o período chuvoso causava problemas nas cabeceiras de pontes, mas atento em solucionar a situação, o DER fez o planejamento, analisou tecnicamente cada estrutura e executou a obra.
Obra na Ponte na RO 475
‘‘Fizemos a proteção das pontes, evitando que sejam afetadas pelas enchentes no período chuvoso’’, conta. Foram 40 dias de obras realizadas pela 3ª Residência Regional de Ouro Preto do Oeste, e houve a movimentação de mais de 100 caçambas de pedras gigantes. Um trabalho que envolveu o uso de equipamentos como caçambas, pá carregadeiras e escavadeira hidráulica.
A técnica utilizada de fixação de pedras formando assim um muro de proteção, tem como base o princípio que uma vez revestindo a superfície as margens do rio, evita-se a erosão. A espessura dessa proteção é calculada de tal forma que ela possa resistir ao movimento das águas, sem afetar a estrutura das pontes. O que significa mais segurança para a população que transita pela região.
Desta forma, é reforçada o cumprimento da missão dada pelo governador, coronel Marcos Rocha ao DER de desenvolver as melhores condições de tráfego para a população de forma contínua em todo o Estado, pois assim permite-se o fluxo da população para seus mais diversos compromissos, e ainda como Rondônia é voltado para atividades econômicas do agronegócio, colabora para efetividade das vias de escoamento da produção do campo.
O diretor-geral do DER, Elias Rezende, juntamente com os regionais trabalham com ações estratégicas, precisas, céleres e com qualidade para cumprir a ordem do Governo de Rondônia em empregar recursos e esforços para devolver a população bens e serviços de forma transparente e que de fato gerem benefício social.