Por Eleni Caetano/Secom
Publicada em 27/04/2021 às 13h16
O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito Rondônia (Detran), abre oficialmente nesta sexta-feira (30) o Movimento Maio Amarelo 2021 por meio de uma transmissão on-line. A 8ª edição do Movimento trás o tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.
O diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização das Nações Unidas (ONU) propuseram um novo pacto objetivando reduzir o alto índice de mortes e feridos no trânsito no mundo todo. “A proposta é trabalhar o respeito e a responsabilidade entre as pessoas e fazer com que a empatia prevaleça entre os atores, seja ele pedestre, ciclista, motorista de veículo automotor ou de atração animal”, ressaltou.
O Movimento Maio Amarelo é coordenado pelos Detrans de todos os estados da federação. É uma campanha de conscientização que deve ser abraçada por todas as instituições governamentais e não governamentais, órgãos públicos e privados e principalmente pelas pessoas que são os verdadeiros atores desse processo que é o trânsito, onde em dados momentos trocamos de papeis, hora somos condutores, em outras pedestres, ciclistas e motociclistas, afirmou.
A diretora adjunta do Detran Rondônia, Benedita Oliveira, disse que o cidadão precisa adotar um comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais usuários e destacou a importância das ações de Educação de Trânsito para evitar acidentes e preservar vidas .
A abertura do Movimento Maio Amarelo, acontece às 9h por meio da plataforma de videoconferência Webex e será retransmitida ao vivo pelo canal de vídeos da entidade no Youtube, Facebook e Instagram.
Todos os parceiros de instituições públicas, privadas e organizações sociais estão convidados a prestigiar o evento que contará com a participação do diretor geral da autarquia, coronel Neil Aldrin, o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho, a Representante do Movimento Maio Amarelo do Estado de Rondônia, Marta Rosa dos Santos e a Diretora Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), Claudia Roberta Rosa Stochi.