Por Gazeta Central
Publicada em 10/04/2021 às 09h03
A Escola Municipal de Ensino Infantil Paulo Freire promoveu, nesta sexta-feira (09), ações alusivas à Semana Saúde na Escola (PSE). O evento foi realizado nas dependências da própria unidade educacional, localizada na avenida Tancredo Neves, no bairro Boa Esperança, da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste.
A ação foi realizada em parceria com a equipe do Programa Saúde da Família - PSF Boa Esperança, sob a coordenação da enfermeira Tânia Leal e acadêmicos do 9° período do curso de Enfermagem da Uneouro que tem como supervisora a enfermeira Neuza Maria Dias.
Ações
A equipe da Paulo Freire enviou através dos grupos de WhatsApp de cada turma da escola, vídeo ilustrativo com adaptação do conto de fada Chapeuzinho Vermelho, explanando sobre os cuidados com o quintal para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Durante o evento, que ocorreu no período matutino, foi realizada a verificação e atualização da situação vacinal. Foi explicada a importância da imunização como parte do cuidado com a saúde, e a avaliação antropométrica (altura x peso), visando ao controle da obesidade e alimentação saudável.
Na mesma ação, os acadêmicos ministraram palestras através de fantoches e personagens infantis representados pela Fada dos Dentes e Monstro Cárie, para grupos de três crianças por vez, onde se buscou orientá-las sobre a importância da higiene bucal. Também foram entregues às crianças participantes kits contendo escova e creme dental.
Segurança
A diretora da escola, Arzeni Dias Belmiro, destacou que todas as medidas de segurança com relação à covid-19 foram tomadas, informando que o evento ocorreu no pátio arejado tendo mantido o distanciamento e o fornecimento de álcool em gel. Lembrou que, no convite enviado aos pais, constava o cronograma com horários específicos para cada turma, além da sugestão da participação apenas para quem se sentisse segura e que não apresentasse nenhum dos sintomas da covid-19 em nenhum dos familiares.
Ressaltou ainda que as crianças que tiveram a oportunidade de participar obtiveram muitas informações de modo lúdico e prazeroso e frisou que o encantamento era percebido no sorriso com os olhares de cada uma delas.
Arzeni fez questão de agradecer imensamente a equipe escolar, a equipe do PSF Boa Esperança e os acadêmicos, que não mediram esforços e se dispuseram a proporcionar momentos de grande utilidade e valia às crianças e famílias do bairro.