Por G1
Publicada em 22/04/2021 às 15h35
Um policial na cidade de Elizabeth City, na Carolina do Norte, matou a tiros um homem negro durante o cumprimento de um mandado de buscas na casa da vítima na última quarta-feira (21) nos Estados Unidos.
Os detalhes do caso ainda não foram divulgados pelas autoridades. O policial responsável pelos disparos estava usando uma câmera acoplada ao seu uniforme, mas o xerife do condado de Pasquotank, onde o caso ocorreu, afirmou que não iria liberar as imagens neste momento.
"Foi um dia trágico", disse o xerife Tommy Wooten em uma coletiva de imprensa na quarta.
Testemunhas disseram à agência de notícias Associated Press que a vítima, Andrew Brown Jr., foi baleada diversas vezes enquanto tentava fugir de carro.
O carro subiu no quintal da casa de Brown e bateu em uma árvore, segundo a vizinha Demetria Williams.
Pessoas foram ao local onde aconteceu os disparos para protestar após a morte do homem segurando cartazes que diziam "parem de matar homens negros desarmados" e "vidas negras importam".
Registros criminais mostram que Brown tinha 42 anos de idade e histórico de acusações de posse de drogas e uma condenação por contravenção por posse de drogas.
A morte de Brown aconteceu em um contexto de manifestações contra o racismo e a violência policial nos EUA e celebrações pela condenação de Derek Chauvin, policial condenado pelo assassinato de George Floyd.
Nesta semana, uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros pela polícia após tentar atacar uma outra pessoa com uma faca nos Estados Unidos.