Por Folha do Sul
Publicada em 03/04/2021 às 09h10
O FOLHA DO SUL ON LINE teve acesso a dois áudios (de um médico e uma enfermeira), nos quais ambos os profissionais de saúde levantam a possibilidade de uma nova cepa do novo Coronavírus estar circulando em Cerejeiras.
Nos últimos dias, houve uma escalada de mortes pela Covid-19, tanto na própria cidade quanto em Vilhena, envolvendo pacientes que foram enviados de lá. Em muitos dos casos, as vítimas são da mesma família.
Na gravação da enfermeira, aparentemente enviada a um grupo de colegas, ela afirma textualmente: “a informação que foi passada é que Cerejeiras tá tendo uma cepa muito grave. Tá deixando pacientes em estado muito grave e com complicações. Provavelmente tem uma variante gravíssima nessa região”.
Em seu áudio, o médico parece concordar com a avaliação da companheira de trabalho: “essa é uma observação nossa, mas não tem como comprovar isso. A gente não consegue classificar o tipo de cepa, mas observando, notamos que os pacientes de Cerejeiras são mais graves que os locais. Mas essa é uma observação interna nossa. Não tem como comprovar porque nem um exame podemos fazer aqui para documentar isso”.