Por Assessoria
Publicada em 22/04/2021 às 15h44
A Mostra de Performances Feministas, destina-se a transmissão de três apresentações, cujo mote é discutir gênero na contemporaneidade, através do tema da violência contra a mulher. A programação é composta por 03 trabalhos concebidos pelas artistas rondonienses: Taiane Sales com Das Dores, Jaque Luchesi com Pela Pele da Mulher e Andressa Silva com Vácuo. As obras serão apresentadas em plataforma digital de forma gratuita, seguidas de debate referente às narrativas e suas transversalidades, contando com a participação das artistas sob a mediação da produtora cultural Andressa Batista.
Mostra acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de Abril sempre as 20h (Horário de RO) no canal do YouTube da Semear Cultura e página de Taiane Sales no Facebook com a seguinte programação:
Ordem de apresentações, datas e horários
1 - Jaqueline Luchesi / 21 de abril de 2021, às 20h
Canal do youtube Semear Cultura: https://youtu.be/sPEJmBsi8kk
Página do Facebook Taiane Sales:
https://www.facebook.com/103264288552224/posts/106895694855750/
2 - Andressa Silva / 22 de abril de 2021, às 20h
Canal do youtube Semear Cultura: https://youtu.be/xsHNSh3YaTo
Página do Facebook Taiane Sales:
https://www.facebook.com/103264288552224/posts/106896951522291/
3 - Taiane Sales / 23 de abril de 2021, às 20h
Canal do youtube Semear Cultura: https://youtu.be/5p9oaZ8BjmI
Página do Facebook Taiane Sales:
https://www.facebook.com/103264288552224/posts/106897548188898/
As obras serão apresentadas em plataforma digital de forma gratuita, seguidas de debate referente às narrativas e suas transversalidades, contando com a participação das artistas e mediado por Andressa Batista.
PELA PELE DA MULHER
FICHA TÉCNICA
Texto e atuação: Jaqueline Luchesi
Direção: Taiane Sales e Jaqueline Luchesi
Iluminação: Edmar Leite
Sonoplastia: Taiane Sales
Adereço: Cleiton Lopes
Fotografia: Leonardo Valério
Filmagem: Rafael Vieira
Agradecimentos especiais à Luiz Lerro
SINOPSE
Pela Pele da Mulher é uma performance cênica que aborda problemáticas da realidade feminina, principalmente, quanto à violência doméstica. A luta pela equidade de direitos é abordada como solução necessária para a transformação social. A partir dela, as mulheres viverão "livres dos estereótipos e discriminações dos quais somos vítimas por tantos milênios". O trabalho se desdobra com elementos cênicos que simbolizam: o falocentrismo, através do cocar com penas de pavão; o bule que ora é objeto utilitário, ora é a representação de um machista; o vestido vermelho que pontua a força, a determinação e o poder das mulheres.
MINI BIO
Jaqueline Luchesi, atriz, bacharel em direito, acadêmica de Licenciatura em Teatro, pós-graduada em Arte Educação, performer, artesã, brincante e pesquisadora de Boi Bumbá. É uma das idealizadoras do Coletivo TEB – Teatro Experimental Brasiliense, no DF. Iniciou os estudos de teatro em 2011, passando pelo TESC-AM, O Tablado e Escola de Atores do Wolf Maya no RJ.
VÁCUO
FICHA TÉCNICA
Performer Pesquisadora: Andressa Silva
Provocadores: Luiz Lerro, Andréa Melo, Aline Monteiro, Kelly Lima e Gabs Ramos.
Figurino e Objetos: Andressa Silva
Imagem Vídeo: Rafael Barros
Fotografia: Natalí Araújo
Apoio de Produção: Renan Cabral e Tanisson Passos
SINOPSE
Quanto mais passos essa mulher dá nas ruelas da vida, mais pesada é a carga dirigida à ela. Exposta na feira com código de barras, preços e validade, o ser mulher é embalado à vácuo numa ação naturalizada pelas diversas formas de violência. Já pensou quantas violências habitam em uma corpa feminina?
MINI BIO
Andressa Silva, rondoniana natural de Porto Velho é atriz-pesquisadora. Desenvolve pesquisas sobre a mulher rondoniana e suas raízes, as danças populares de Rondônia e as múltiplas formas de expressão através das Artes Cênicas por um pensamento de decolonização. Como artista independente recebeu o Prêmio de melhor performance de Rondônia no Festival Elas por Elas Nacional e Prêmio Mary Cyanne/SEJUCEL.
DAS DORES
FICHA TÉCNICA
Performer, Texto, figurino e Concepção: Taiane Sales
Operadora de Som: Jaqueline Luchesi
Iluminação: Edmar Leitte
Faixa etária: 14 anos
Músicas utilizadas: Eu Sou um Monstro de Karina Buhr ; Lugar de mulher é.. É onde ela quiser do bloco carnavalesco Comuna que Pariu.
SINOPSE
Os objetos cênicos e o público são alguns dos elementos primordiais para o acontecimento de Das Dores. O trabalho consiste na presença de um corpo feminino performativo a fim de proporcionar no público sensações, emoções e reflexões acerca das diversas violências pelas quais passam as mulheres. As imagens, formas, falas, músicas e gestos compõem a dramaturgia da performance.
MINI BIO
Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Rondônia, é performer, atriz, educadora e palhaça. Atuou em espetáculos teatrais, performances e trabalhos audiovisuais. Atualmente, como artista independente, dedica-se às pesquisas relacionadas à linguagem da Performance e do Circo.
#leialdirblanc #sejucelrondonia
EDITAL Nº 80/2020/SEJUCEL- CODEC - 1ª EDIÇÃO PACAÁS NOVOS DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA DIFUSÃO DE FESTIVAIS, MOSTRAS E FEIRAS ARTÍSTICAS E CULTURAIS LEI FEDERAL 14.017/2020 (LEI ALDIR BLANC) EIXO II – MOSTRA CULTURAL - ITEM II (ARTES CÊNICAS)